6 dicas para ter organização na preparação para concursos

organização nos estudos

Para você por em ação o seu objetivo de passar em um concurso público, a primeira habilidade de que vai precisar é organização. A organização é a sua capacidade de se preparar para realizar as tarefas que precisam ser feitas.

Muito mais do que se manter motivado, se manter organizado vai permitir que você não perca tempo ou deixe de estudar, revisar ou praticar as matérias que são essenciais para a prova. Dê uma olhada na história da concurseira Renata Ceolin, que passou a ser mais eficiente nos estudos depois que aderiu a uma rotina mais organizada.

O problema maior para se alcançar uma organização efetiva é a distração e a falta de foco. Por isso, você pode melhor sua organização seguindo os passos a seguir:

1. Determine prioridades para o estudo

Entenda quais são as áreas que tem mais facilidade e dificuldade. Descubra também quais são as áreas que mais pesam no edital. Ao estabelecer as matérias que precisam de mais e menos atenção, você divide melhor o seu tempo e cria um ritmo de estudos baseado em um planejamento mais verdadeiro.

2. Estabeleça um tempo para os estudos

Estudar somente quando dá tempo não é uma boa estratégia de organização se você quiser mesmo passar em um concurso ou em uma prova importante. Por isso, não se esqueça de que é preciso repensar as suas tarefas diárias e estabelecer um tempo suficiente para a dedicação exclusiva aos estudos, removendo todo o tipo de distração, como redes sociais e email, desse momento.

3. Estude em um local confortável

É óbvio, mas mesmo que você precise estudar em casa, no trabalho ou na biblioteca, ache um local arejado e confortável para você estudar. Evite estudar na cama ou em um local barulhento. Se o barulho atrapalha e não há outro lugar, utilize fones de ouvido ou alguma música para abafar os ruídos. Avise familiares e amigos para que eles saibam que aquele local e aquele momento de estudos são importantes para você.

4. Diversifique seus estudos

Passar horas lendo pode não ser a maneira mais eficaz de aprender. Por isso, que tal fazer exercícios ou revisões? Quando você varia o que estuda, você diminui sua possibilidade de cair em distrações, porque tem um início, meio e fim bem definidos.

5. Mantenha sua saúde em dia

Por alguma razão, muita gente tem a ideia de que estudar bem é ficar o dia inteiro em silêncio de cara para os livros. Hoje sabemos que estudar bem tem muito a ver com se sentir bem. Por isso, não deixe de se alimentar com qualidade e, frequentemente, além de praticar exercícios físicos regularmente, fazer pausas, beber muita água e, principalmente, dormir. Não há motivos para prejudicar a sua saúde enquanto busca o seu sonho.

6. Mantenha suas metas sempre em mente

Um passo importante para a organização é saber a sua meta e se ela está ajustada com as ações que você realiza hoje. Saiba bem qual a carreira pública que pretende seguir, e trabalhe para chegar mais perto desse objetivo todos os dias.

Fique de olho nas datas importantes para não deixar nada para a última hora e, principalmente, não se estressar.

Não é possível avançar sem organização, especialmente no mundo concorrido dos concursos públicos. Manter a saúde em dia e fazer escolhas inteligentes precisam ser seu diferencial bem antes do dia da prova.

Alguns materiais aqui no blog podem ajudar você organizar sua rotina de estudos, como o Kit UP Concurseiros de ferramentas para organizar os estudos e 5 Passos para Planejar seus Estudos.

 

Compartilhar

7 comentários em “6 dicas para ter organização na preparação para concursos

Deixe uma resposta