Conheça a melhor maneira de se preparar antes dos estudos

Muito falamos no blog sobre organização (como aqui) e planejamento (como aqui), mas hoje vamos falar especificamente sobre como deve ser seu preparatório diário antes de começar os estudos.

Vamos explicar agora qual é o procedimento mais certeiro para você, que estuda em casa e precisa se organizar diariamente para se dedicar aos livros.

  • Prepare o espaço

O ideal é ter um escritório, um espaço geograficamente separado para que você possa se desconectar de tudo o que está a sua volta para se dedicar aos estudos. Como sabemos que poucos concurseiros tem esse privilégio, deixamos a dica: uma escrivaninha ou uma mesa cumprem essa função!

Evite estudar na cama ou no sofá, pois assim sua mente consegue separar o que é lazer e o que é estudo (falaremos sobre isso daqui a pouco).

  • Monte e desmonte o arsenal

Antes de começar o tempo de estudos, separe todos os materiais que você usará naquele dia. Tenha como base seu planejamento de estudos (não tem um? confira aqui) e coloque-os sobre a mesa. Assim você evita aquele “senta – levanta”, que quebra o ritmo do seu estudo.

Terminou o horário de estudos? Guarde tudo! Deixar as coisas desorganizadas vai te desmotivar a estudar no dia seguinte. Não podemos nos desmotivar, não é mesmo?

studying-student

  • Seja metódico

Como falamos lá em cima, evite estudar em lugares que você comumente usa para o seu lazer. Se na sua mente estiver bem definido o que/onde é lazer e o que/onde é estudo, ela se reprogramará sempre que você sentar na escrivaninha para estudar, ou sempre que você entrar no escritório.

A rotina facilita sua concentração, e quanto mais clara estiver essa diferenciação na sua mente, menos tempo você irá gastar para pegar o ritmo.

  • Previna para não remediar

Se você vai estudar por algumas horas, é bom deixar na mesa (além dos livros) uma garrafinha com água e uma barra de cereal (ou um tablete de chocolate).

Fome, sede e sono são fatores muito eficientes quando estamos falando de distração. Esteja preparado para vencê-los quando eles aparecerem.

  • Nem celular, nem barulheira

Outros típicos mestres na distração são o celular e o barulho externo. Contra o primeiro, desligue a WiFi. Se for realmente importante, a pessoa vai te ligar (para conhecer outras dicas sobre como não ser vencido pelo celular, clique aqui).

Para se preparar contra o barulho, deixe avisado aos moradores da sua casa que você precisa da colaboração deles para se concentrar. O silêncio é fundamental! Mas se você não consegue um local silencioso para estudar, confira aqui dicas de como contornar essa situação.

Prontinho? Preparadíssimo para continuar a jornada rumo à aprovação? Esperamos que com essas dicas sua preparação seja certeira e você consiga aprimorar seus resultados e ter maior aproveitamento do seu tempo de estudos.

Lembre-se: conte sempre com a UP Concurseiros para te ajudar a conquistar o seu cargo. Nosso pioneirismo em planejamentos de estudos customizados faz com que nossa especialidade seja te levar sempre para o alto.

Compartilhar

2 comentários em “Conheça a melhor maneira de se preparar antes dos estudos

Deixe uma resposta