Como a “tríade do tempo” vai mudar sua forma de estudar

tríade-do-tempo

A “tríade do tempo” é um conceito cunhado por Christian Barbosa em livro de mesmo nome. Nesse livro ele explica como é possível gerir melhor o seu tempo se você começar a vê-lo levando consideração situações urgentes, importantes e circunstanciais.

As atividades urgentes são aquelas que não foram previstas mas precisam ser feitas dentro de um tempo muito curto, ou mesmo que já tenham passado do momento de serem realizadas.

As atividades importantes são aquelas que têm importância na sua vida e que podem afetar positivamente a sua vida tanto à curto quanto a médio e longo prazo.

Já as atividades circunstanciais são aquelas sem importância, desncessárias, mas que gastamos nosso tempo nelas mesmo assim, como passar horas no Facebook.

Os concurseiros especialmente precisam saber como lidar com o tempo, buscando sempre aproveitar ao máximo o momento dedicado para os estudos sem se sobrecarregar e se estressar devido a correria do dia a dia ou as responsabilidades da vida que não podem ser negligenciadas. Por isso, o ideal é ter pelo menos 70% do seu tempo gasto em tarefas importantes, e apenas 20% com as urgentes e 10% com as circunstanciais.

Por isso, no livro, Barbosa explica a ideia de que gerenciar o tempo significa primeiramente fazer escolhas que contribuem para o equilíbrio de todas as atividades da vida, sejam elas urgentes, importantes ou circunstanciais. Segundo Barbosa, para mudar a sua capacidade de gerir seu tempo para melhor e, consequentemente, aumentar seu rendimento, é preciso sonhar, isto é, estabelecer algo a conquistar, escolher lutar ou viver por esse sonho, e então agir para concretizá-lo.

Dentro disso, ele nos dá cinco fases que poderão colocar você em controle do seu tempo e com capacidade de se dedicar a vida de concurseiro. São elas:

Identidade

Antes de tudo, antes mesmo de você abrir os livros, você precisa parar para refletir sobre seus objetivos. Entenda o que você realmente quer, onde você quer chegar, qual a carreira pública você quer seguir e onde. Seja sincero com você mesmo e desenvolva um objetivo claro.

Metas

Depois de refletir sobre seus sonhos, é preciso estabelecer metas que vão possibilitar que você atinja esses sonhos. Através das metas você é capaz de dar sentido para as atividades do seu dia e pode começar a associa-las como passos para a realização dos seus objetivos.

Planejamento

O planejamento nada mais é do que os caminhos que você deverá percorrer para atingir a sua meta. Com planejamento, você não tem a sensação de urgência porque você estabelece os passos que são necessários para atingir as metas com antecedência.

Organização

Para conseguir tirar o planejamento do papel, você precisa se organizar. É através da organização tanto do seu ambiente de estudos quando do seu material de estudos e de sua rotina que você poderá se sentir em controle da sua rotina.

Execução

Por fim, é necessário executar essas fases e colocá-las para funcionar. Esse passo depende somente de você. É preciso estar disposto a refletir e mudar alguns hábitos para que você possa se dedicar verdadeiramente a seus sonhos.

O momento certo para começar a buscar seus objetivos é o agora. Pensando assim, você poderá usar cada segundo do seu dia para estar mais perto da realização dos seus sonhos. Por isso, gerenciar seu tempo significa antes de tudo escolher mudar. É através da autorreflexão e da ação que você poderá ter mais controle do seu tempo.

Para mais dicas como essa, inscreva-se em nosso canal do YouTube e saiba mais dicas preciosas para estudar com mais qualidade.

Compartilhar

Um comentário em “Como a “tríade do tempo” vai mudar sua forma de estudar

Deixe uma resposta