5 dicas infalíveis para vencer o SONO!

dicas-como-vencer-o-sono-estudar-sem-sono-nos-estudos

Um dos piores inimigos dos estudiosos sem dúvida é o sono. Além de ser muito incômodo, ele diminui consideravelmente seu rendimento. E para quem precisa passar num concurso, a última coisa que você precisa é algo faça você render menos, certo? Sabendo disso, trouxemos dicas infalíveis para combater o sono no meio do seu horário de estudos.

Mexa-se

Um clichê, mas funciona de verdade. Como normalmente estudamos sentados, a monotonia dos nossos movimentos deixa nosso corpo literalmente entediado. Acordar o corpo faz com que sua mente fique mais alerta. Levante-se da cadeira e caminhe um pouco, estique seus braços e pernas… Vale até dar uns pulinhos.postura-correta-estudos-sono

Ajeite sua postura

A postura tem uma grande influência em como nosso corpo interpreta nossas atividades. Corrija sua postura, mantendo a coluna reta para mandar à sua mente o alerta de que você precisa se concentrar. Além de ajudar a combater o sono, corrigir sua postura ainda ajuda a combater dores de cabeça, na coluna e nas pernas (frequentes para quem estuda muitas horas por dia).

Acenda a luz

Nosso corpo é programado para entender que ambientes escuros são ambientes de descanso. Se o ambiente estiver à meia luz, ou se a lâmpada do seu quarto for mais fraca, leve seus materiais de estudo para algum ambiente mais claro. Se a escuridão é gatilho para o sono, a claridade vai nos ajudar a manter nossa mente acesa. Além de te deixar mais concentrado, a iluminação correta do ambiente também te ajudará a evitar problemas de visão (ou evitar agravá-los, caso você já tenha).

Antes de estudar, só refeições leves

Depois que nos alimentamos, nosso corpo passa por um processo chamado maré alcalina, que faz com que suas energias estejam todas voltadas para a digestão. Esse processo reduz sua capacidade de concentração. Por isso, comer alimentos leves é ajudar o seu corpo a passar por esse processo de maneira mais rápida. Evite comidas gordurosas e massas, aposte em verduras e folhas.

Durma

Isso mesmo que você leu! De todas as dicas, a mais infalível é dormir, e dormir bem. Mas calma, não enquanto você estiver estudando. Se suas noites de sono fornecerem a você todo o descanso que você precisa para enfrentar o dia seguinte, você não terá que enfrentar o sono nos momentos indevidos. Estudar descansado faz com que você tenha mais energia, e ter mais energia para estudar é ter mais foco, que por sua vez, aumenta seu rendimento. É uma reação em cadeia, e uma dica muito válida para quem precisa estudar por horas seguidas.

Depois de seguir à risca essas dicas, com certeza o sono não será mais uma pedra no seu caminho. Outro fator que lhe ajudará muito para manter-se sempre acordado e focado nos estudos é manter seu horário de estudos organizado.

Se você ainda tem dificuldade em criar um calendário de estudos, baixe gratuitamente o Kit de Ferramentas da UP Concurseiros. Ele lhe oferece materiais indispensáveis para que seu planejamento de estudos esteja sempre em dia. Ficou interessado? Baixe o Kit clicando aqui!

E se você quer mais dicas sobre como vencer o sono, não se esqueça de ver o vídeo sobre o tema em nosso canal do YouTube, sempre com dicas fresquinhas de como estudar melhor. 😉

Compartilhar

Deixe uma resposta