pexels-photo (8)

Aprenda a render mais nos estudos com uma lista de afazeres

pexels-photo (8)

Ter uma meta é essencial para qualquer concurseiro. Afinal, você só é concurseiro mesmo ao estabelecer a meta de ser servidor público da carreira que deseja e ir atrás desse sonho. Mas apesar de ter meta ser um passo importante, a lista de afazeres é o ponto que vai fazer a diferença na sua rotina.

Isso porque uma lista de afazeres ou simplesmente um checklist não somente vai deixar seu dia mais organizado, como permitirá que você renda mais nos estudos e seja mais produtivo com outras tarefas do seu dia. Além disso, uma lista de afazeres tem o poder de fazer você curtir cada atividade do seu dia

E por que isso acontece?

Dopamina

Sabe a sensação de euforia e felicidade de quando você consegue o que quer? Essa sensação se dá porque dopamina é liberada. Esse neurotransmissor está relacionado às sensações de prazer, motivação e aprendizado.

Mesmo pequenas vitórias estimulam que nosso cérebro libere dopamina. É por isso que para que sua meta de médio ou longo prazo realmente dê certo, é necessário que você comece a apreciar cada momento de felicidade e prazer que o cumprimento de pequenas tarefas resultam.

Ao criar um checklist diário para você cumprir, quando você chegar no final do seu dia, com todas aquelas atividades cumpridas, a sensação de missão cumprida não só deixará você mais feliz como será um fator motivador para você continuar a caminhada.

Lista de afazeres são metas pequenas 

Ok, você quer passar no concurso, aquele dos seus sonhos! Por mais que essa meta seja importante para você se manter motivado a alcançar a sua vaga, é através de uma lista de afazeres que você poderá caminhar, um passo de cada vez em direção a sua meta.

Por isso, as listas de afazeres são metas diárias, de curto-prazo e muito mais realistas do que sua grande meta de vida. Ao organizar sua lista do dia, você sabe que consegue realizar tudo o que se propôs ali.

E como começar a inserir as listas de afazeres na sua rotina de vida e estudos?

Considere os seguintes fatores:

  • Específica 

Sua lista precisa ser específica para o seu objetivo. Se você está fazendo uma lista como “assistir 5 episódios de Stranger Things antes do almoço, alguma coisa está errada. Será que você quer passar em concurso ou ser um expert nas conversas de redes sociais?

  • Mensurável 

Sua lista precisa estar em conexão com a sua meta de médio ou longo-prazo. Isso quer dizer que você precisa fazer um checklist dos seus estudos e da sua evolução a partir daí. Por isso que é essencial que, além da lista, você tenha um cronograma ou planejamento de estudos.

  • Atingível 

É importante que sua lista seja possível, baseada nas atividades que você consegue cumprir naquele dia. Ler um livro de 1000 páginas com certeza não deve ser um item da sua lista.

  • Realista

Seja o mais verdadeiro possível na sua lista. Reflita sobre aquilo que você realmente consegue cumprir. Listas que não serão cumpridas é muito ruim para a sua dose de motivação diária. Lembre-se de estimular a liberação da dopamina!

Uma lista de afazeres e um checklist podem estimular você a se manter produtivo e sempre encontrar motivação para estudar bem nos estudos. Sua lista precisa estar em sintonia com seu planejamento de estudos e com suas responsabilidades do dia.

Tenha uma lista durante os estudos!

E tem outra coisa legal sobre listas.. Você pode ter um bloquinho disponível para manter durante seus estudos! Esse é especialmente necessário para quem costuma pensar em diversas coisas que precisam ser feitas bem na hora dos estudos.

Para evitar que você fique agoaniado pensando “nossa, preciso ir ao supermercado”, quando a ideia surgir, anote no seu bloquinho como tarefa para fazer mais tarde. Assim, você tira isso da sua mente e pode voltar a estudar com tranquilidade. Vale a pena ver mais sobre isso no vídeo: Você Pode Ter a Síndrome do Tem Que.

Mas são essas listas e checklists diários que serão passos reais rumo à sua aprovação. Você pode experimentar ferramentas como o Trello ou mesmo o Now Do This, fáceis de usar e gratuitas. Você pode até usar também o bom e velho bloquinho e uma caneta.

O importante é que você não dependa apenas da sua meta de passar em concursos. Essa grande meta só se tornará realidade quando você criar uma rotina de tarefas diárias que sejam específicas, mensuráveis, atingíveis e realistas até a hora da prova.

Não se esqueça de baixar o kit de ferramentas da UP Concurseiros para fazer seu planejamento de estudos semanal!

kit de ferramentas para concurseiros

 

Compartilhar

3 comentários em “Aprenda a render mais nos estudos com uma lista de afazeres

Deixe uma resposta