Concurseiro de dedicação exclusiva: como se organizar

concurseiro de dedicação exclusiva

Para muitos, dedicação exclusiva aos estudos para concursos parece ser a situação mais favorável. Afinal, você não precisa ir para o trabalho ou faculdade e nem tem outras responsabilidades aparentes que tomam seu tempo. Todo o seu dia é voltado para estudar.

Mas essa situação de concurseiro de tempo integral não significa necessariamente que você consegue estudar de maneira efetiva por longas horas. Nessas situações, é fácil deixar que o “excesso de tempo” se torne um vilão para a sua produtividade e rendimento nos estudos.

Um dos problemas comuns de quem tem muito tempo para estudar é a desorganização. Como se tem muito tempo, a pressão por ter que estudar logo é menor e o controle sobre seu progresso também. Isso leva a não se ter uma rotina estruturada o suficiente, além de maiores chances de procrastinar.

Outro problema de quem estuda o dia inteiro é a impressão de disponibilidade que você passa para seus amigos ou para as pessoas que moram com você. E essa impressão de disponibilidade leva a interrupções constantes tanto através de chats quanto a necessidade de resolver outros assuntos para outras pessoas – fazer compras, ir ao banco, visitar parentes etc.

Por isso, mesmo os concurseiros de dedicação exclusiva precisam encontrar a organização necessária para estudar. Acompanhe abaixo o que você precisa começar a fazer para ter uma rotina mais eficaz:

Especifique datas de início e de fim

Mesmo que o edital do seu concurso ainda não tenha aberto e você não tenha previsão de quando ele abrirá, é importante ter datas específicas para os seus estudos.

Ao definir uma data para começar e uma para terminar, você conhecerá o seu tempo disponível para atingir o nível de conhecimento que precisa. 

Depois de definir essas datas, faça as contas de quantas semanas elas totalizam. E então, crie um plano de estudos focado nas quantidades de matérias que precisam ser vistas dentro dessas semanas. O primeiro passo para a sua organização é planejar seus estudos detalhadamente.

Defina um horário para iniciar e para terminar

Outro ponto essencial para você melhorar a sua organização é definir horas de estudo diárias. Mas é importante que você reflita o quanto dessas horas disponíveis é realmente a que você pode utilizar para estudar.

Então pegue uma caneta e um papel e separe as horas que pretende estudar em cada um dos dias da semana. Depois, separe um horário para iniciar e um horário para terminar seus estudos.

Você não precisa começar todos os dias na mesma hora, se não quiser. O importante é ter um horário definido em cada um dos dias da semana que pretende estudar. É claro, você pode estudar para além do horário que planejou finalizar, mas você terá consciência que será uma hora extra. 

E se você acredita que ter um horário de início é desnecessário, pense de novo. Ter um horário específico permitirá que você coloque ordem na sua rotina de estudos e possa fazer outros planos para o seu dia, como fazer cursos ou simplesmente descansar. 

distração-celular

Seja rigoroso com as distrações

É muito fácil se distrair quando se tem muito tempo disponível. Mas a partir do momento em que você busca uma maior organização das suas atividades e do seu tempo, prestar atenção sobre como você utiliza esse tempo é essencial.

Por isso, você precisa tomar muito cuidado com os gatilhos que levam você a se distrair. Estudar com o celular ligado, por exemplo, é pedir para se distrair, não é verdade?

Por isso, considere tudo o que rouba seu tempo enquanto estuda e mantenha-os longe de você. Assim, você poderá cumprir com maior qualidade o tempo que se separou para estudar.

Casa vs biblioteca

Outra coisa importante para quem estuda em casa é encontrar um local adequado para estudar. Se você estuda em casa e percebe que, mesmo fugindo de distrações, não consegue ter um bom rendimento, talvez seja melhor buscar outro lugar.

Para decidir, você deve pesar o que mais funciona para você. Muita gente tem dificuldade de estudar em casa porque não tem uma escrivaninha e um espaço silencioso. Outras pessoas preferem estudar em casa porque não precisam perder tempo no trânsito.

Reflita sobre o seu caso. Se você rende mais na biblioteca, o tempo perdido no trânsito pode compensar. Mas se em casa você consegue manter as distrações longe, então para que perder tempo indo para a biblioteca?

Abaixo, você pode ver um vídeo que fizemos sobre o assunto:

Preste contas

Prestar contas sobre os seus estudos é uma das coisas mais importantes que você pode fazer por eles. Ao prestar contas sobre seus estudos, você cria um senso de responsabilidade que impedirá que você procrastine ou estude de maneira instável.

Você pode prestar contas de diversas formas, como em um planejamento de estudos ou aplicativos de controle de horas. Outra estratégia é fazer desafios públicos em suas redes sociais e participar de grupos de estudo.

Quem tem muito tempo disponível pode achar que falhar ao cumprir o planejado não faz diferença, e isso pode levar a você querer chutar o balde. Por isso, o importante ao prestar contas é reafirmar o valor de cumprir com  sua responsabilidade.

Torne seu horário de estudos público

Se sua família e seus amigos não conhecem seus horário de estudos, conte para eles! Isso será importante para que eles saibam que você estará indisponível naquele período.

E se, mesmo assim, você se sente de alguma forma obrigado a resolver algum pedido deles no momento dos estudos, é importante aprender a dizer não.

Mostre para eles que sua dedicação aos estudos é uma necessidade. E por mais que você esteja em casa, você está ocupado estudando. Deixe claro que você poderá sim fazer o que lhe pedem antes ou depois do momento de estudos, mas só nesses casos.

Tenha hobbies e outras atividades

encontre hobbiesQuem tem o dia inteiro disponível para estudar não precisa ficar o dia inteiro estudando. É importante fazer outras coisas que lhe façam feliz e possam desestressar você.

Você merece passar sim, mas você também merece se sentir bem agora. Então separe um tempo no seu dia para realizar alguma atividade que goste, como assistir a algum filme ou série, fazer algum curso de línguas ou música, por exemplo, ou praticar esportes.

Tire um pouco a cabeça dos estudos durante sua semana para sentir preparado mentalmente e fisicamente para estudar todos os dias.

Quem pode estudar de maneira exclusiva não deve se iludir com o tempo disponível. Defina uma rotina para desenvolver organização e eficácia nos estudos.

Com mais organização, você atingirá resultados muito mais rapidamente porque sua rotina estará em sintonia com a sua meta de ser aprovado!

Se você quiser começar agora mesmo a se desafiar, conheça e baixe gratuitamente (clicando aqui!) um dos desafios da UP.

Compartilhar

Deixe uma resposta