planejamento de estudos

Passo a passo para criar seu próprio planejamento de estudos

planejamento de estudos

Se você está aqui, é porque sabe da importância de planejar seus estudos para tirar o máximo de proveito do seu tempo e energia disponíveis para estudar! Como ter um planejamento de estudos é um fator tão importante, decidi trazer para você um passo a passo de como criar o seu próprio!

Um bom plano dos seus estudos toma como base as matérias e conteúdos que você tem que estudar. Além disso, seu plano deve considerar o seu tempo disponível, isto é, horas diárias e tempo total que você tem.

Com esse passo a passo, você poderá entender melhor o que é necessário para criar um plano de estudos! Se você quiser um material ainda mais completo, baixe o e-book gratuito 5 Passos Para Planejar Seus Estudos.

up concurseros-ebook-planejar-seus-estudos

Passo 1: Baixe o edital

Esse é o passo mais básico e importante para você criar um planejamento de estudos. Vá até o site da banca organizadora do seu edital, ou então em alguns dos sites com editais, com o QConcursos, por exemplo, e baixe o edital do concurso de sua escolha.

Leia não só as datas e o salário. Conheça as funções do cargo que deseja e principalmente já anote os pesos das matérias que vão cair. Pode ser que o seu edital exija 10 matérias, mas o peso das matérias básicas é menor do que das matérias específicas, por exemplo.

É importante que você descubra o peso das questões, para você ter uma noção do que precisa priorizar logo de início.

Dê uma boa lida no edital e extraia e anote todas as informações que julgar relevante, especialmente se o edital já estiver aberto.

Ainda não sabe para qual concurso quer estudar? Então entre aqui e conheça a importância da meta para ser aprovado. Depois de decidir sua meta, volte a este artigo e continue para o passo 2.

Passo 2: Leia e extraia o conteúdo programático

Baixou o edital, chegou a hora de ler o conteúdo programático, isto é, o que você precisa saber para ser aprovado. A melhor coisa é extrair esse conteúdo para uma planilha, do excel ou google drive, para você poder ter uma ideia geral das matérias e conteúdos do edital. 

Você também pode encontrar o conteúdo programático através dos editais organizados. A UP disponibiliza vários editais organizados totalmente gratuitos, separados por conteúdo dentro de cada matéria.

Assim, você consegue visualizar melhor os conteúdos disponíveis no edital do seu concurso sem precisar passar pelo trabalho de extrai-lo.

Passo 3: Anote o dia em que deseja começar e terminar

Você quer estudar por quanto tempo? 6 meses, um ano? Quer começar na segunda-feira que vem ou só no início do próximo ano?  

Faça uma contagem da quantidade de semanas que terá para estudar. Isso pode ser baseado no próprio edital ou, se ele ainda estiver fechado, no tempo em que você gostaria de se dedicar aos estudos. 

Depois de fazer isso, você poderá organizar seus estudos e s matérias com muito mais prioridade. 

Passo 4: Decida quantas horas estudar por dia

Após definir sua quantidade de semanas, chegou a hora de escolher a quantidade de horas diárias que você terá para estudar. 

E isso dependerá das outras responsabilidades que você tem. Então seja o mais realista e pé no chão que puder. Reflita sobre a sua rotina em cada dia da semana e separe um horário que deseja estudar em cada um deles.

Se você não quiser ou não puder estudar em algum dia da semana, considere isso também!

O importante é planejar um tempo em que você vai se dedicar aos estudos e não depender do dia em que sobrará um tempinho extra ou energia para estudar.

Passo 5: Organize as matérias

Agora você precisa organizar as matérias dentro do seu tempo. Isso quer dizer que você começa agora a criar seu cronograma. Ele será o seu calendário ou checklist de estudo, baseado nas matérias que você deve estudar em cada dia até que você consiga ver os conteúdos de todas as matérias que deseja.

Para saber como organizar suas matérias, você precisa considerar suas horas diárias e semanais. Se você está na dúvida, considere que você precisa de, pelo menos, 4 horas semanais em cada matéria. Menos do que isso e você pode ter problemas de assimilação do conteúdo. 

Por exemplo, se você quer estudar 20 horas semanais, a melhor opção seria priorizar 5 matérias para estudar primeiro, dentro dessa quantidade de horas. Se você tem mais de 5 matérias para estudar, vá para o passo 6. 

Sobre a ordem de estudo, você tem a liberdade de escolher como estudará as matérias. Mas procure estudar as matérias mais difíceis logo que começar o seu dia de estudo, para tirá-las logo do caminho.

Passo 6: Defina ciclos de estudo

Se você tem, por exemplo, somente disponibilidade para estudar 5 matérias por semana, mas seu edital exige 10 matérias, o que você faz?

Você define ciclos de estudo, isto é, uma quantidade de semanas pelo qual vai estudar as 5 primeiras matérias antes de partir para as 5 matérias restantes.

Na hora de definir esses ciclos, aproveite para já fazer um cronograma para essas novas matérias, colocando as mais difíceis na frente e buscando intercalá-las com matérias mais tranquilas.

Passo 7: Priorize seus estudos

Se seu concurso terá 20 questões de Direito Administrativo e 5 de Informática, faz sentido você estudar essas duas matérias pela mesma quantidade de tempo? Não!

Busque um equilíbrio entre seus estudos e o peso das matérias na hora de criar seu planejamento. Assim, você perderá mesmo tempo e poderá focar no que é mais necessário.

Você pode ler mais sobre como priorizar seus estudos no artigo a seguir: Descubra como priorizar conteúdos do seu concurso.

Passo 8: Considere tempo para revisão e questões

Seu planejamento de estudos precisa considerar o tempo que você vai utilizar para revisar e praticar questões. Eu não preciso te lembrar o quanto revisão e questões são essenciais para a memória e a assimilação de informação, não é?

Então, dentro daquelas horas que você separou para estudar cada matéria, indique também os momentos de revisão, questões e simulados. E tenha um espaço na sua planilha ou agenda com as datas das revisões que fizer, para que você não se perca a medida que for progredindo.

Se você tem dúvidas de como organizar revisão, sugiro que veja o vídeo Como Revisar com Resumos. Sobre questões, vale a pena acompanhar o vídeo abaixo.

Passo 9: Construa seu cronograma

Depois de definir tudo isso, chegou a hora de construir seu cronograma de estudos, que será um calendário diário detalhado de acordo com as matérias e tempo de estudo que você definiu nos passos anteriores.

Dentro de cada semana, você provavelmente estudará a mesma matéria algumas vezes, apenas avançando nos conteúdos. É preciso se atentar para seguir, na prática, o tempo estipulado para o estudo de cada matéria.

É claro que você pode passar, se quiser, desde que não prejudique o seu estudo das outras matérias ou a prática de questões e revisões. 

Passo 10: Busque sempre avançar e evoluir

Com seu cronograma pronto, você precisa focar em fazê-lo acontecer dia após dia. Então, sempre procure cumprir os horários que se propôs, para que você possa evoluir todos os dias. Afinal, a consistência é a chave do seu sucesso! 

É importante também fazer um balanço semanal para que seu planejamento sempre esteja de acordo com a sua vida. Se ele não estiver dando certo, é preciso mudar logo para não perder tempo demais. 

Não se esqueça, é a prática que vai levar você a ter uma chance real de aprovação! Inscreva-se no Planejamento Customizado para saber exatamente o que você precisa fazer para ter um planejamento customizado perfeito para a sua evolução nos estudos. Clique na imagem abaixo para se inscrever: 

planejamento customizado

 

 

 

Compartilhar

2 comentários em “Passo a passo para criar seu próprio planejamento de estudos

Deixe uma resposta