gerenciamento de tempo

3 dicas de gerenciamento de tempo que você precisa aplicar

“É inútil fazer com mais quando se pode fazer com menos.” – Guilherme de Ockham

gerenciamento de tempo

Responsabilidades, trabalho, estudos, família, problemas… Quem tem uma vida atarefada sabe o quanto é difícil conseguir resolver tudo e ainda encontrar tempo para lazer e descanso.

Com tanto para se fazer, é ainda mais difícil começar a fazer as coisas que queremos e que nos trarão bons frutos no futuro Estudar de verdade para o cargo no concurso que desejamos está entre uma dessas coisas.

Com tanto para se fazer, como é possível gerenciar melhor o seu tempo para que você consiga abarcar tudo o que deseja? E como gerenciar seu tempo sem se perder em uma vastidão de coisas para se fazer e horários exatos a cumprir?

Parece impossível, mas você pode começar a fazer seu dia ser mais produtivo e consequentemente ter mais tempo e energia para estudar com qualidade.

É por isso que é imprescindível que você pare a correria por um instante. Essa pausa é essencial se você quiser realizar uma mudança mais profunda na forma como você organiza seu tempo e suas tarefas do dia. E isso inclui também os seus estudos!

Abaixo, separamos 3 dicas simples mas importantes para uma mudança na forma como você organiza e gerencia o seu tempo. Vamos lá!  

1. Faça menos

O que? Fazer menos? Mas é impossível, eu tenho uma lista inacabável de coisas para resolver… Eu não posso simplesmente deixar de fazê-las.

Calma, eu não estou dizendo que você tem que ser irresponsável e deixar seu emprego ou deixar de cuidar da sua casa ou dos seus filhos.

O que você precisa é aprender a eliminar excessos e começar a priorizar o que realmente é importante para os seus objetivos e responsabilidades.

É nesse ponto que você deve achar que tudo o que você faz e a sua correira do dia é importante. Mas se você der uma boa analisada no seu dia, vai perceber que poderá fazer menos e ainda assim atingir os resultados necessários.

E isso ocorre porque boa parte do que nós fazemos é rotina, convenções e “enrolação” para não ir direto ao ponto. Por exemplo, no seu trabalho você checa seu email durante todo o dia, parando o que quer que esteja fazendo para responder cada pequeno email.

Quando chega em casa para ir estudar, você abre todos os seus materiais de estudo até decidir o qual conteúdo está com mais vontade de estudar. Ou você passa horas catalogando seus resumos em pastas sanfonadas antes de ir fazer sua revisão.

Por mais que essas atividades sejam parte da sua preparação e organização, você perde um precioso tempo e energia para fazê-los sem necessidade.

O autor de um famoso livro sobre produtividade, Tim Ferriss, afirma dois pontos interessantes sobre esse assunto. Ele diz que fazer bem uma coisa não vai tornar essa coisa importante. Outro ponto a considerar é que uma tarefa não fica importante porque toma demais o seu tempo.

Sofremos com falta de tempo e excesso de coisas para fazer porque nos enganamos. Pensamos que é nossa ocupação em excesso quer dizer que somos “produtivos”.

Na verdade isso é meramente uma convenção social. Ser atarefado não necessariamente significa estar fazendo coisas úteis. A mesma coisa ocorre com quem se engana por muito tempo estudando. Eu falo sobre isso no artigo “o mito de se estudar longas horas e como evitar esgotamento físico e mental”.

2. Delimite um tempo curto para realizar as suas tarefas

Outra dica muito importante para quem está na busca de gerenciar melhor seu tempo é fazer em menos tempo.

Por exemplo, você tem 4 horas para estudar diariamente. Como esse tempo parece ser confortável, você se permite procrastinar, se distrair, em essência, enrolar.

O melhor passo para gerenciar o seu tempo é estabelecer prazos mais curtos do que você realmente tem.

Comece estabelecendo datas críticas para os seus estudos, tanto quando você pretende começar quanto finalizar. Mas pense bem nesse ponto. Desafie-se a cumprir seus estudos em um tempo menor.

A mesma coisa ocorre para os seus estudos diários. Se você tem 3 horas disponíveis para estudar, desafie-se a completar os seus estudos em um prazo menor. Dessa forma, você não dá margem para começar a fazer tarefas menos importantes ou para a procrastinação.

Outro ponto positivo dessa dica é que você tem uma motivação a mais para estudar dentro do tempo. Forçar um pouco mais os seus limites (na medida certa), farão você mais motivado e atento para estudar.

Você pode se desafiar de diversas formas. Uma delas é o Desafio 100 dias de estudos, um maneira de construir consistência nos estudos.

desafio 100 dias de estudo

3. Trabalhe e estude em blocos

Checar e enviar emails, ler PDFs, assistir a videoaulas, fazer resumos, responder questões. Se você faz tudo isso misturado, saiba que você está perdendo tempo e ficando desatento. Afinal, ser multitarefa impede uma boa capacidade de concentração.

Aprenda a catalogar as suas tarefas e comece a fazer as coisas em blocos de assuntos ou tipos de tarefas similares.

No trabalho, ao invés de passar o dia inteiro olhando email, separe um tempo específico do dia para fazer isso. Pode ser no meio da manhã e no início da tarde, por exemplo.

Você pode começar a fazer a mesma coisa com os estudos para não perder tempo abrindo e fechando arquivos, procurando novas aulas etc.

Antes mesmo de abrir seu computador, já faça uma lista de afazeres de acordo com seu cronograma de estudos. Decida antes, de preferência na noite anterior, os conteúdos que você vai estudar e como.

E então acostume-se a fazer o que está na sua lista, sem se apressar para fazer outra coisa. Complete uma coisa e então passe para outra.

No artigo Aprenda a render mais nos estudos com uma lista de afazeres, eu falo um pouco mais sobre a importância da lista de afazeres e como você deve separar o seu dia para ter no máximo, duas tarefas prioritárias por dia.

Quando o assunto é estudar com consistência mesmo quando você precisa se dividir com outras tarefas, gerenciamento de tempo é chave. Mas o gerenciamento de tempo inteligente é aquele que elimina e prioriza. 

Transforme seus estudos e suas responsabilidades simplificando, cortando excessos e tomando cuidado com as distrações e excesso de informações.

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