ano novo

7 atitudes essenciais para começar o ano com foco no seu progresso

“Sem crescimento e progresso contínuo, palavras como melhoria, conquista e sucesso não têm nenhum significado.” – Benjamin Franklin

Em meio às férias, festas e celebrações com a família e amigos, pare por um momento para analisar o seu ano. Pense o quanto você aprendeu, os obstáculos que superou e os desafios que enfrentou até aqui.

Agora pense em tudo o que você deseja para 2017. Seus sonhos, metas, hábitos que você quer ter, hábitos que você quer deixar de ter, pessoas que você quer passar mais tempo perto. 

Todo esse exercício que o fim de ano nos inspira é importante porque nos reconecta com a nossa própria vida. Essa aproximação com nossos sonhos e valores é vital na busca por uma vida cada vez melhor.

Aproveitando essa época de resoluções de ano novo, separamos 7 atitudes importantes para dar o pontapé inicial para o que pode ser o seu melhor ano de todos!

ano novo

Atitude 1: Pergunte-se Por que

Uma excelente atitude para se ter em 2017 é perguntar-se o motivo que leva você a fazer ou querer algo.

Antes de você querer construir um ano com hábitos melhores de estudo e de vida, é preciso fazer uma análise dos hábitos ruins e se perguntar por que eles insistem em se repetir.

Da mesma forma, reflita sobre os motivos das coisas que você quer, dos seus planos e metas para 2017. Ao entender os seus motivos reais para realizar algo, você terá mais condições de definir um caminho mais claro para realizá-lo.

Então, tenha certeza de se perguntar por que você quer algo. Por que isso é importante? Isso realmente me ajudará a ter uma vida melhor? 

Atitude 2: Estabeleça mais metas atingíveis

Para que o novo ano seja focado no seu progresso, você precisa se certificar que as metas que está estabelecendo são atingíveis.

É comum que no início de um novo ano sejamos ambiciosos demais na hora de sonhar sobre o futuro. Mas para que suas metas sejam conquistadas de verdade, é preciso ser realista ao estabelecê-las.

Ao ter objetivos que serão possíveis de serem trabalhados e atingidos durante o ano, você se certifica que não será mais um a desistir antes mesmo do início do carnaval.

Atitude 3: Organize-se

A organização é uma grande virtude e algo que você precisa colocar em prática se deseja progredir em 2017.

Organizar-se significa ter um plano de ação para cada uma de suas metas. Além disso, não existe organização se você não consegue ter uma boa noção das consequências de cada passo.

Então, use ferramentas que permitirão que você organize o seu plano de ação diário, utilize uma agenda, cronogramas e planejamentos de estudo para ter controle de cada passo até a sua meta.

Atitude 4: Faça um pouco todo dia

É muito melhor estudar uma hora em cada dia do que estudar 7 horas em um dia da semana. Então, uma atitude que você precisa tomar em 2017 é focar na consistência de suas ações.

Ao se comprometer a fazer algo pela sua meta todos os dias, nem que seja por pouco tempo, você formará um hábito em sintonia com seus objetivos.

Quem se prepara para concursos precisa ter isso em mente. Nem sempre você terá vontade de estudar ou terá tempo sobrando. Mas a partir do momento em que você tem o hábito de estudar, poderá evoluir mesmo assim. 

A melhor maneira de fazer essa rotina realmente ficar presente é se dedicando sempre e não somente quando sobrar um tempo.

Atitude 5: Não espere pelo carnaval

Existe um “mito” de que, no Brasil, o ano só começa depois do carnaval. Não caia nessa falácia! O seu ano começa agora!

Pare de criar metas que só serão concretizadas depois do carnaval, depois do feriado, depois do final de semana, depois do aniversário. Chega de esperar e de criar desculpas para dar o primeiro passo. Não espere pela segunda-feira. Não espere pelo momento perfeito.

A perfeição não existe. Vá lá e dê o primeiro passo. Essa é a melhor atitude que você precisa ter para fazer de 2017 o melhor ano da sua vida. Os medos e as incertezas não poderão ser eliminados enquanto você não der o seu primeiro passo.

Atitude 6: Pratique a “ignorância seletiva”

Sem dúvida, vivemos na era da informação. E se você se deixar levar, terá um excesso de informação dispersa consumindo seu tempo e sua energia.

A ideia de praticar “ignorância seletiva” é justamente começar a ter ciência desses excessos e se eles são realmente importantes para a sua vida.

O autor Tim Feriss, em seu livro, tem um capítulo sobre a importância de se praticar a ignorância seletiva para ter mais tempo e energia para focar no que é importante.

“Informação é inútil se não for aplicada a algo importante ou se você esquecê-la antes de ter a chance de aplicá-la” – Ferriss

Apesar de ser algo bastante pessoal (cada um sabe do quanto consome e do quanto isso faz ou não diferença na sua vida), vale a pena parar para pensar no quanto de informação você está apenas consumindo como hábito, sem nenhum objetivo para o seu desenvolvimento. 

Por exemplo, noticiários de TV podem ser vistos como algo de muita importância. Contudo, nem sempre você precisa realmente saber sobre tudo o que é pautado pelas emissoras de televisão. Afinal, as notícias de TV não são necessariamente algo essencial para você como cidadão.

A mesma coisa se aplica a passar horas em sites de notícias, na sua newsfeed do Facebook ou nos grupos de Whastapp. Nem tudo precisa ser visto ou consumido. A maioria desse tipo de informação não mudará coisa alguma na sua vida. 

Aprenda a enxergar onde você está consumindo informação demais. Vá cortando os excessos e os tipos de informação que não servem para nada além de usar seu precioso tempo. Você não precisa saber tudo.

Atitude 7: Tenha incentivos e consequências

Informação pela informação não tem poder nenhum se você não souber colocar essa informação em ação para melhor a sua vida. Cultivar disciplina e bons hábitos em 2017 não depende do número de informação e instruções que você consome.

Uma atitude que você pode fazer para ter um ano incrível é utilizar formas de ser incentivado a cada passo e medir as consequência do seu trabalho sempre.

Faça desafios públicos, como o Desafio 100 Dias de Estudo. Responsabilize-e publicamente pela sua meta, através das redes sociais ou com seus amigos e família. Invista em ferramentas, em preparação e coaching, algo que fará você ter incentivos e noção do seu progresso ao longo do caminho.

Incentivos fortes são diferencial para manter sua disciplina e rotina mais consistentes ao longo do ano. Não subestime o poder de ser incentivado e de enxergar as consequências de cada passo dado em busca do seu sonho.

Resoluções de ano novo fazem parte de uma tradição muito bacana. Mas mais do que simplesmente fazer uma lista do que você deseja para 2017, faça compromissos.
Não deixe de seguir a UP nas redes sociais!

Instagram: @upconcurseiros

Facebook: @upconcurseiros

Youtube: upconcurseirosbr

Compartilhar

Deixe uma resposta