priorizar conteúdos

Descubra como priorizar conteúdos do seu concurso

priorizar conteúdos

Se você está estudando para concurso baseado em um edital específico, vai perceber que é muita coisa! No conteúdo programático do concurso, você tem assuntos demais para estudar e pouco tempo para estudar tudo. Como então priorizar conteúdos do concurso que escolheu?

Sabemos o quanto é problemático estudar de tudo. Estudar sem priorização pode gerar uma desmotivação gigantesca. Afinal, aprender tanto dentro do seu tempo limitado é possível e viável?

Como já dissemos no artigo sobre gerenciamento de tempo, você vai descobrir que, para ter qualidade de estudos (e de vida), é preciso enxugar os excessos e priorizar. Esse é o princípio da eficiência.

Por isso, separamos neste artigo o que você precisa fazer para priorizar os conteúdos do concurso que escolheu e ser muito mais eficiente!

Conhecendo o que interessa do edital

Antes de partirmos para técnicas de priorização do conteúdo, pegue o edital do seu concurso e descubra quatro coisas:

  • Quantas questões terão na sua prova?
  • Qual é o mínimo para não ser eliminado?
  • Qual será o peso de cada matéria (ou grupo de matérias) que cairá na prova?
  • Qual é o critério de desempate entre candidatos?

Conhecer esses detalhes permitirão que você consiga criar as estratégias de estudo com mais clareza. Anote todos esses fatos.

No momento em que você for descobrir o mínimo necessário para não ser eliminado, provavelmente vai se deparar com uma dessas duas opções:

a) Nota mínima por matéria, isto é, você terá que fazer um mínimo em cada uma das matérias que terá na prova.

b) Nota mínima por grupo de matérias ou na prova inteira. Nesse caso, é possível olhar superficialmente para as matérias que valem menos e usar o tempo extra para estudar aquilo que é mais importante na prova.

Agora que você já conhece mais o seu edital no quesito matérias e peso das matérias, chegou a hora de encontrar o que e como exatamente priorizar o que precisa ser estudado.

1. Escolha UM cargo e UMA banca organizadora

Você provavelmente já escolheu um edital e tem um cargo em mente. Mas vale a pena falar da importância de ser o mais focado possível para conseguir priorizar bem as suas questões.

Agora é a hora de decidir EXATAMENTE para qual cargo quer e também decidir a banca organizadora. Isso garantirá que você possa seguir os passos a seguir.

Por exemplo, FGV (a instituição) organiza os Exames de Ordem (cargo) da OAB, e você quer estudar para esse exame. Então, escolha exame da OAB + FGV.

Se você ainda não deu esse primeiro passo, sugiro que pare agora por aqui e decida isso antes de continuar.

Além de priorizar esse fator, ter um foco tão claro dará a você mais chances de conseguir o que deseja. Então não negligencie esse passo, ok?

2. Baixe as provas do cargo e banca que escolheu

Você decidiu o cargo e a banca. Agora vá lá no site oficial da banca (a instituição FGV, por exemplo) e baixe cerca de 10 provas do cargo que optou.

Pode ser um pouco menos ou um pouco mais, mas junte essas provas porque você precisará analisá-las cuidadosamente.

3. Analise cada questão de cada prova

Essa parte da analisar e ler cada questão parece muito. E é um passo que vai exigir um pouco mais de tempo, mas depois disso, você conseguirá estudar com mais prioridade.

Então, pegue essas provas (pode imprimi-las, se achar melhor). Leia a primeira questão da primeira matéria. Qual é o conteúdo que ela trata? Por exemplo, “terceiro setor”. Pegue uma folha, um bloco de notas, um Word ou um caderno e anote:

Direito Administrativo

> Terceiro setor

Faça isso todas as questões de todas as matérias, mais ou menos assim:

Direito Administrativo

> Terceiro setor

> Teto remuneratório

> etc

Feito isso em todas as provas que baixou, você terá uma lista de assuntos que caíram, quais caíram mais e quais caíram menos, certo?

Se seu edital ainda não tiver saído, essa quantidade de conteúdo já é o suficiente para começar a estudar.

Se não tiver muito tempo até o edital sair, opte por estudar as matérias que caíram mais vezes. Da mesma forma, estude menos as matérias que caíram só uma vez entre todas as provas, por exemplo.

4. Saiu o edital! Junte novos conteúdos

Agora que você já tem uma lista de conteúdos das provas anteriores, pegue o seu edital atual e dê uma boa olhada no conteúdo programático.

Pegue deste edital atual os conteúdos específicos do cargo ou do estado, como por exemplo regimento interno do órgão. Adicione esses conteúdos específicos nas suas matérias a estudar.

Essas matérias específicas da região ou do cargo provavelmente cairão na sua prova atual, então elas precisam fazer parte das matérias prioritárias também. Mas não se preocupe, normalmente essas matérias tem um número menor de conteúdo para estudar.

5. Marque os conteúdos em comum e categorize-os

pen-marker-hand-the-hand-40554Depois de adicionar os conteúdos específicos, pegue uma caneta vermelha ou marcador, e marque todos os conteúdos em comum do novo edital e dos conteúdos que caíram nas provas anteriores.

Nesse momento, você pode aproveitar para separar os conteúdos em comum por categorias A, B, C e D. Por exemplo, se o conteúdo “terceiro setor” caiu mais, coloque ele na categoria A, a categoria mais importante. Já o conteúdo “teto remuneratório” caiu menos vezes, mas ainda assim foi bastante cobrado, então coloque ele na categoria B.

Coloque na categoria C os conteúdos que caíram só uma vez, por exemplo. E, se quiser, na categoria D serão aqueles conteúdos que ficaram desmarcados, isto é, que não foram cobrados em nenhuma prova anterior e que você não os estudará.

Dessa forma, você tem uma maneira bastante visual de enxergar quais conteúdos caíram mais e quais caíram menos.

Se você tem pouco tempo para estudar, pode ser uma opção estudar apenas  considerando o que está na categoria A  e B, por exemplo.

Pronto, você já sabe priorizar conteúdos!

Você já tem um conjunto de conteúdos que são mais prezados pelo cargo e banca organizadora do cargo que escolheu. Agora, é só colocar os estudos em prática.

Para isso, você vai precisar de um planejamento de estudos para conseguir separar o que estudar em cada semana ou ciclos. Para saber mais como planejar os seus estudos, baixe o e-book 5 passos para planejar os seus estudos.

up concurseros-ebook-planejar-seus-estudos

Compartilhar

2 comentários em “Descubra como priorizar conteúdos do seu concurso

Deixe uma resposta