sono durante os estudos

10 soluções para não ter mais sono durante os estudos

sono durante os estudos

Você dorme a noite inteira e até segue as recomendações de dormir entre 7 e 9 horas por noite. Contudo, sempre que você vai estudar, não demora muito para se sentir sonolento. Isso acontece com você?

Na verdade, muitos concurseiros passam por isso quando estão estudando. Mesmo se eles se sentem descansados, é comum que o sono bata mais forte bem na hora que deveriam se concentrar na videoaula ou na leitura do tópico, por exemplo.

A vontade nessas horas é cair na cama e fechar os olhos ou ir na cozinha pegar mais uma xícara de café, não é mesmo? Nem vamos mencionar o festival de bocejos a cada 10 segundos…

Mas já parou para pensar porque isso acontece? Afinal, se sentir assim não é nada legal e pouco eficiente!

Existem algumas causas comuns para o sono durante os estudos. Vamos falar sobre eles antes de partir para a solução:

Seu cérebro

Um motivo físico para a sonolência durante os estudos é que cérebro usa uma enzima chamada ATP (trifosfato de adenosina) para se manter acordado e o seu corpo em funcionamento.

O problema é que quando estamos estudando, a ATP é convertida em uma outra enzima conhecida como ADP (adenosina bifosfato), e essa conversão faz com que a atividade cerebral fique mais lenta, o que causa o sono.

Seu nível de Motivação

Uma outra razão para você estar se sentindo sonolento durante os estudos é o seu nível de motivação. Se você não se sente motivado para estudar ou não tem real interesse, uma resposta natural do seu cérebro é resistir.

E uma das diversas formas de você resistir ao estudo é ter sono, tal como procrastinar, distrair-se etc.

Seu ambiente de estudos

Onde você está estudando? Se você estuda na cama, no sofá ou em um lugar mal iluminado, há uma grande chance de isso estar prejudicando a sua concentração e causando sono.

Sua forma de estudo

Se você só estuda de maneira passiva, isto é, passando horas tentando ler páginas e mais páginas de conteúdo, sem nunca desenvolver qualquer estratégia e buscar ser mais eficiente, você terá sono.

Nem todo mundo tem o perfil para ler por longas horas com alta concentração. Na verdade, a maioria das pessoas precisa estudar de maneira mais ativa, seja tomando notas, fazendo pequenos resumos ou lendo em voz alta

Sua alimentação

É normal o sono aparecer depois de um almoço pesado, por exemplo. Quem precisa estudar no início da tarde, por exemplo, pode achar difícil passar pela transição de almoço para estudos com facilidade.

Isso porque a alimentação pesada faz com que o corpo precise de um tempo de foco na digestão e metabolização.

Agora que você já descobriu o que pode ser a causa do seu sono durante os estudos, eu vou enumerar 10 soluções para acabar com a vontade de dormir durante os estudos. Preste atenção:

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1. Antes de tudo, certifique-se de que você está realmente dormindo o que precisa

Cada pessoa tem um tempo para descansar durante o sono, mas em geral, se você está dormindo menos que 8 horas, talvez você precise dormir mais! Faça uma análise do seu dia e do seu nível de cansaço.

2. Foque em aprender do seu jeito

Não fique só tentando decorar ou ler milhares de páginas. Realmente use seu tempo de estudos com foco no seu aprendizado. Mas tire um tempo para descobrir a forma e os materiais que você sente que mais aprende.

3. Utilize a técnica Pomodoro

Para que sua rotina de estudos não fique entediante, você pode começar a estudar através dos blocos sugeridos pela técnica Pomodoro. Estude, em geral, em blocos de 25 minutos de concentração por 5 minutos de pausa através de um cronômetro como esse aqui. Assim, você se força a cumprir uma parte dos seus estudos em menos tempo.

4. Utilize a pausa para levantar e se mexer

Se você utilizar o Pomodoro, vai perceber que vai ter pausas frequentes. Utilize de verdade essas pausas! Levante-se, mexa-se, alongue-se, vá conversar com alguém na sua casa, ande pela biblioteca, dê uma olhada na janela, respire profundamente. Fazer isso durante o tempo de estudo vai fazer com que você fique mais atento e perca o sono constante.

5. Explique o que você aprendeu

Sempre que finalizar um tópico importante, experimente explicar o que você acabou de aprender com suas próprias palavras. Pode explicar em voz alta ou escrever num papel. Pode até gravar para escutar depois como forma de resumo… 😉

6. Mantenha-se hidratado durante todo o dia

Você sabia que cerca de 85% do seu cérebro, 60% do seu corpo e 75% dos seus músculos é composto por água? E que o maior problema de fadiga durante o dia é por causa de desidratação? Água é essencial para ter mais energia e melhorar seu humor. Beba-a durante todo o dia! Melhor que exagerar no café e no açúcar presentes em outras bebidas, certo?

7. Não passe muitas horas sem comer

Da mesma forma que o cérebro precisa de água para ter mais energia, ele precisa de comida. É sempre bom fazer um pequeno lanche entre uma refeição e outra para que você tenha mais energia para estudar e evite ficar com sono. Nada muito pesado! Opte por frutas e cereais.

8. Estude com foco em priorização

Qualquer um teria sono só de se imaginar estudando toooodo o edital. Nosso cérebro fica mais atento quando sabe que vai utilizar o conhecimento que está adquirindo. Então priorize os conteúdos a estudar, focando naquilo que realmente tem grandes chances de cair na prova.

9. Experimente estudar com música ou ruído

A música pode te manter mais animado para estudar. Experimente escutar música durante um estudo de uma matéria que você acha entediante. Prefira músicas sem letra e que você já tenha alguma familiaridade. Ou, coloque uma playlist de música clássica, ponha seu fone de ouvido e deixe-se entrar no estado de foco. Se você achar que música atrapalha mais que ajuda, pode experimentar escutar ruídos ou som de chuva, que é mais estático.

10. Não estude a mesma matéria o dia inteiro

Se você estuda longas horas, é importante mudar de estratégia de estudos durante o dia. Faça um cronograma de estudos que considere no mínimo 4 horas de estudo semanal por matéria. E então separe essas matérias de uma forma que você consiga ver mais que uma matéria por dia, dependendo da sua quantidade de horas diárias.

Dica bônus: estude em um local adequado!! Não se esqueça que você precisa de verdade achar um local em que posso se dedicar com qualidade. Mesa e cadeira é essencial!

Agora quero ouvir de você! Você sente sono durante os estudos? O que você acha que está causando esse problema? Responda aqui nos comentários!

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5 comentários em “10 soluções para não ter mais sono durante os estudos

  1. Faço pós graduação, mas desde que deixei a faculdade que não consigo mais estudar, parece que traumatizei.. Me dá de tudo na hora do estudo. Tá difícil, até pq já tenho que apresentar o projeto de TCC mês que vem.

  2. Sempre achei que era algum problema comigo e não conseguia entender pq sentia muito sono ao estudar. Recentemente eu fico de 10:00 até 22:00 na faculdade,sendo que de horas livres tenho 8 horas e toda vez que vou estudar, sinto sono e fortes dores de cabeça, por essa razão procurei algum artigo falando algo a respeito, que pudesse me ajudar, pois estou na reta final da graduação e estudando para concursos, porém meu rendimento continua insuficiente. Algumas dicas que foram citadas no texto, eu já praticava,porém outras eu não possuía conhecimento. Colocarei em prática amanhã mesmo!!
    Obrigada ao site pela ilustre ajuda, é de fundamental importância para nos estudantes !

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