concentração e foco para estudar

4 dicas para ter concentração e foco total para estudar

Um dos grandes necessidades dos concurseiros é ter foco e a concentração adequados. Isso porque, em um mundo como o nosso, repleto de diversas distrações e responsabilidades, ser capaz de se dedicar com total atenção aos estudos não é uma tarefa fácil.

Nós sabemos o quanto prestar total atenção aos seus estudos é o que vai maximizar o seu aprendizado no final das contas. Mais do que uma organização, motivação ou disciplina perfeitos, você precisa mesmo é conseguir absorver com qualidade o que está estudando.

Afinal, estudar não leva a nada se você não aprender de fato. E o aprendizado só ocorre quando você se empenha de verdade.

Mas como conseguir esse estado de foco e concentração de que tanto falamos? Como superar a vontade de procrastinar, se distrair ou simplesmente aprender a ignorar todas as outras responsabilidades da vida?

Neste artigo, você encontra dicas para aprimorar de verdade sua capacidade de se manter concentrado e focado nos seus estudos. Vamos lá! 

Tome medidas drásticas para evitar fontes de distrações típicas

Antes de mais nada, você precisa colocar a mão na massa. E isso significa estudar mesmo se você ainda se sente perdido ou desconcentrado.

O que você precisa reconhecer primeiro é que não dá para estudar bem sendo multitarefa. Não, não dá! Evite insistir em estudar ao mesmo tempo em que você conversa com seu amigo no WhatsApp, posta fotos no Instagram ou checa email de trabalho.

É por isso que você precisa, antes de prosseguir, identificar os causadores típicos da sua distração e tirá-los do caminho. Coloque seu celular no modo avião, guarde ele em outro cômodo da sua casa, ou na sua mochila e foque no seu objetivo maior naquele momento: estudar.

Quanto mais você dificulta que as distrações e as tarefas atravessadas se choquem com seus estudos, mais você está preparado para avançar nos próximos passos do foco e concentração.

Tenha um grande foco diário

Eu sei que você provavelmente tem muita coisa para estudar. E sim, você precisa se planejar bem para que possa ver tudo em tempo hábil.

Mas é ainda mais interessante para a sua capacidade de se manter focado separar uma tarefa que precisa de seu total foco e concentração.

Então, separe uma matéria, conteúdo ou tipo de estudo que vai ser o seu foco do dia. Assim, você vai tratar essa tarefa com alta prioridade. Pode ser, por exemplo, uma bateria de questões, ou um conteúdo que você considera difícil.

Pode ser também ler alguns capítulos da Constituição Federal ou fazer revisões da matéria que você viu semana passada. O importante é ter em mente uma, ou duas coisas, que será a sua grande prioridade do dia.

E faça logo, antes que o restante das responsabilidades dos seus estudos deixem você preocupado. Ao ter uma prioridade diária clara, não sobra alternativa a não ser se organizar bem e ainda não procrastinar com coisas inúteis. Prioridade é prioridade!

Encontre uma forma de medir os seus resultados

A verdade é que nós não conseguimos nos manter interessados o suficiente se não soubermos se isso está gerando algum resultado. Você precisa encontrar uma forma de enxergar onde você está e se o esforço que está fazendo vai levar você aonde quer ir.

Por exemplo, você começa a ir para a academia querendo ficar mais forte. Depois de ir todos os dias por 15 dias, consegue a ver resultados reais no seu corpo. Como isso faz você se sentir? Mais feliz e motivado! Você nem pensa duas vezes, resolve continuar indo. Se 15 dias de academia fizeram tanto efeito assim, imagine mais 15 ou 30 dias?

Funciona mais ou menos assim com seus estudos para concursos. Se você percebeu que ao estudar 5 horas a mais nesta semana resultou em um aumento de 15% em questões certas no seu último simulado, então você sabe que está no caminho certo.

Mas isso só funciona se você medir seus resultados de maneira satisfatória. Sem medição, você não conhece onde está e por isso não sabe o que precisa ser feito.

Ao medir seus estudos, você foca melhor neles e sua concentração naturalmente aumenta.

E como você pode fazer isso? Primeiro, identifique o que você pode medir em relação ao seus estudos. Você precisa seguir principalmente três tipos de resultados: acertos em questões, metas de horas de estudo e o quanto dos conteúdos do edital você está avançando.

No vídeo abaixo, você pode ver um pouco mais sobre a importância de medir o seu progresso. 

Meta é importante, mas é o processo que vai te levar lá!

A gente sabe que ser aprovado é o seu maior objetivo, seu sonho e a grande meta da sua vida neste momento. Mas se você foca demais no evento final que é passar, você está atribuindo o seu sucesso a este único fato.

O seu sucesso precisa ser atribuído não só a ser aprovado, mas a todo o processo de estudos, aprendizado e preparação diária. Quando você muda o foco da linha de chegada para a sua rotina e seu presente, tudo muda.

Você muda de mentalidade porque começa a reconhecer a importância do processo atual de estudar. E é aí que todo o seu foco vai mudar e sua concentração vai aumentar. Você deu aos estudos cotidianos a importância e o comprometimento que são necessários para você ter foco. 

Agora você já sabe, não existe uma fórmula mágica para o foco e concentração total. O que existe é uma série de atitudes que você precisa tomar para otimizar seus estudos e focar em progredir. Para mais dicas como essa, leia alguns dos artigos abaixo! 

Compartilhar

Um comentário em “4 dicas para ter concentração e foco total para estudar

Deixe uma resposta