[Não consigo estudar! E agora?] Supere de vez o bloqueio com os estudos

Nós sempre falamos muito sobre como estudar, como se organizar e se planejar…Você pode conhecer sobre tudo isso e até ter o planejamento ideal, o tempo e os materiais necessários. Contudo, na hora de colocar tudo isso para funcionar,  você simplesmente não consegue estudar!

Não conseguir estudar é um problema de muitas pessoas que estão em busca de uma aprovação. Contudo, passar em concursos exige que esse esforço seja feito, não tem jeito! Especialmente se estivermos falando de concursos de mais alto nível e que tem maior número de concorrentes.

Mas mesmo concursos que são considerados medianos exigem que você se dedique de verdade para ser um dos primeiros e, por consequência, ser chamado.

É por isso que neste artigo, vamos falar sobre os motivos que o levam a não conseguir estudar e ainda daremos dicas práticas para superar de vez esse bloqueio com os estudos. Vamos lá! 

eu não consigo estudar

Entendendo o “eu não consigo”

Se você se senta, abre seu material de leitura ou vídeo e depois dos primeiros minutos, já se perde em devaneios, distrações ou logo arranja outra tarefa para fazer, esses são sinais de que você não consegue estudar.

Outro exemplo é ler, ler e ler o conteúdo e não conseguir entender nada depois. Isso prova que você está lendo sem atenção e, por isso, não consegue estudar e, principalmente, assimilar.

Tudo isso gera uma cadeia ou um ciclo do fracasso. Por não conseguir entender o que estudou, você não consegue acertar questões, o que leva você a não querer estudar, já que não está vendo resultados. O Ivan Bittencourt, que é coaching e consultor da UP Concurseiros, fala mais sobre o ciclo do fracasso no vídeo abaixo: 

Tudo isso leva você a pensar que não é capaz de estudar, e daí essa afirmação “eu não consigo estudar!” se torna recorrente na sua mente. Desse ponto, para desistir não falta muito, não é verdade?

Os sinais:

Por isso, é importante analisar o que leva você a fazer tal afirmação. Não conseguir estudar com qualidade é sinal de que você está:

  1. Desanimado: você não tem ânimo para estudar os conteúdos do edital, que por muitas vezes são considerados “chatos”.
  1. Desmotivado: você estuda com a ideia de que não vai dar certo, não vai valer a pena e que nem adianta tentar porque você não vai conseguir mesmo…
  1. Frustrado: você tenta estudar, mas simplesmente não consegue aprender ou se manter concentrado. Isso leva a frustração e vontade de jogar tudo para o alto.
  1. Ansioso: você quer passar logo, precisa passar o mais rápido possível e fica ansioso com a quantidade de matérias e conteúdos que precisa estudar. Isso leva você ficar paralisado.
  1. Desorganizado: você estuda de maneira aleatória. Dá muitas voltas e não consegue avançar ou chegar a lugar nenhum. Não há avanço, o que faz você perder tempo e energia. 

Todos esses adjetivos explicam porque você se senta em frente dos seus materiais e não consegue estudar. Mas continue a leitura para descobrir como deixar todos esses sentimentos negativos para trás e poder avançar nos estudos!

Estude por pouco tempo PRIMEIRO

A verdade é que nós não fomos criados para passar muito tempo concentrados. Precisamos mudar de atividade de tempos e tempos (e esse tempo é pouco!).

Então, se você está realmente travado e não consegue estudar, a primeira coisa é colocar sua mente para acreditar em uma coisa: você não vai estudar por muito tempo. Ao entender isso, primeiro, você vai ficar muito mais tranquilo porque saberá que não será uma tortura tão grande assim.

Então, planeje estudar por uma hora agora primeiro, no máximo. O Desafio 100 dias de estudo pode ajudar você nesta tarefa. E dessas 1 hora, estude por 20 ou 25 minutos com foco total antes de fazer uma pausa de 5 ou 10 minutos. Pausas são essenciais!

Uma técnica interessante é o Pomodoro, justamente porque a base dele é que você estude por alguns minutos e depois pause por alguns minutos.

A técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. – Wikipedia

não consigo estudar

Descanse e durma mesmo!

Ok, essa é clichê! Mas é muito necessário. Muitos concurseiros diminuem seu tempo de sono e descanso porque desejam estudar mais.

Mas você deve evitar prejudicar seu tempo de sono e descanso. E, na verdade, você deve até dormir mais, se não vem dormindo bem antes dos estudos porque esse fator pode ser um dos que estão prejudicando a sua capacidade de estudar.

Dormir mal afeta a sua motivação e sua capacidade de concentração. E sabemos que muitos falam que o tempo de sono depende para cada pessoa, mas como regra geral, procure dormir 8 horas por noite.

Se você perceber que acorda naturalmente antes de completar as 8 horas, tudo bem. Mas use 8 horas como meta.

Ah, e junto com o descanso, também está os exercícios físicos. Você precisa ter uma rotina de estudos que combine descanso, exercícios e lazer se quer realmente que estudar dê certo, ok?

Seja ativo no seu aprendizado

Todos passamos por um processo de assimilação de um conteúdo novo. Esse processo pode ser penoso. E, justamente por ser algo difícil e que exige muita energia e esforço mental, pode gerar um certo bloqueio.

Uma maneira de evitar esse bloqueio é evitando somente estudar de maneira passiva. E o que seria o estudo passivo? Sentar-se na sala do cursinho e ficar ouvindo professor falar e acreditar que aquilo é suficiente para você aprender e acertar questões. Ou mesmo, assistir uma videoaula e pronto. Não fazer mais nada com aquilo e esperar que vai dar tudo certo…

A solução é ser ativo, isto é, testar os seus conhecimentos sempre e de novo! Você passa acertando questões e não provando sua capacidade de assistir aulas e mais aulas…

Por isso, seu foco precisa ser em se testar. Você pode ter várias rotinas de testes, como:

a) Fazer questões de fixação e revisão;

b) Explicar para alguém (ou para você mesmo) em voz alta o que acabou de aprender;

c) Construir mapas mentais e fichas de estudo.

Essas são algumas técnicas que vão permitir que você coloque em prática o estudo passivo e vão dar a você um senso de propósito ao estudar. É muito mais do que ver conteúdo e passar para frente. É viver o conteúdo!!

Imprima o edital e estude com ele ao seu lado

Ao se preparar para concursos, você precisa de um edital base, certo? Pode ser o edital atual, antigo ou mesmo um edital com as matérias mais relevantes. Pegue esse edital, imprima e deixa ele ao seu lado quando for estudar.

A medida que for avançando nos conteúdos, marque na folha a parte estudada. Essa pequena ação vai dar a você um jeito fácil e bacana de visualizar o seu progresso.

Os editais organizados da UP estão prontos para imprimir e servem justamente como guia para facilitar os seus estudos. O que nos leva a…

edital organizado da up concurseiros

Foque no progresso

Sabemos que a ansiedade é grande porque você tem pouco tempo e muita coisa para ver ou muito tempo e muita coisa para ver também.

Sabemos que vai ser maravilhoso se passar mas “o número de canditatos por vagas é gigantesco… Ahhh, socorro!”

Se você foca demais nessas coisas, o que vai acontecer? Ansiedade é o que vai acontecer!! Exatamente o sentimento que você não precisa!

Agora, me diga, o que se preocupar com isso vai ajudar sua preparação? Nada! Você não precisa ficar pensando nos outros agora. Você precisa se preocupar com o seu progresso.

Então, faça o esforço de pensar no que precisa ser feito agora. Nos seus estudos do dia e no seu progresso da semana. Não ponha a mente lá na frente demais durante os estudos.

Você precisa se programar quando for desenvolver seu planejamento de estudos lá no início do seu preparo para concursos. Mas o que vai realmente fazer você progredir dia a após dia é focar no hoje e no que você pode fazer HOJE.

distrações

Afaste-se das distrações

Quando não conseguimos avançar, temos tédio, desânimo e desinteresse pela matéria, as distrações aparecem!

E você sabe muito bem que as distrações estão por todo lado e são quase impossíveis de escapar.

Então, afaste-se de vez das distrações, como o seu smartphone, computador, televisão, pessoas a sua volta.

Você pode fazer isso através de apps de bloqueio como o Block & Focus, que bloqueia seu acesso às redes sociais no computador. Desligue as notificações do seu celular e deixe ele longe de você! Isso se realmente está sério em passar em concursos!

Estudar para concurso é uma fase

Estudar para concursos e ter que ver matérias que você não tem muito interesse é uma fase! Sempre se lembre que você não vai estudar para sempre.

Pode ser que você não esteja motivado o suficiente, mas o esforço e a disposição para estudar agora dependem de ação. E ação depende de força de vontade para superar as dificuldades que aparecem.

É por isso que é tão essencial que você busque apoio, busque mais textos como esse e separe alguma hora do seu dia para simplesmente aprender a estudar com mais direcionamento e mais eficácia. Entre de cabeça nesta fase porque ela é recompensadora. Nenhum outro estudo da sua vida foi tão recompensador quanto o estudo para concursos.

Estudar na escola ou na faculdade não oferecem o ganho e a estabilidade que o estudo para concursos oferece. Lembre-se da fase e se dedique a ela.
Se você precisa de mais dicas, acompanhe um dos artigos abaixo e continue nesta jornada de conhecimento e autoconhecimento. 😉 

Compartilhar

3 comentários em “[Não consigo estudar! E agora?] Supere de vez o bloqueio com os estudos

  1. Meu nível de frustração é tão grande que deveria estar estudando, mas estou pesquisando o porquê de não conseguir estudar. Triste.

    Ótimas dicas, espero que consiga resolver meu problema.

Deixe uma resposta