fake-daylight-gobo-praca-notes-73988

10 dicas para estudar para concursos com autonomia (e não depender de ninguém)

Quer ser aprovado sem ter que gastar muito? Quer poder estudar para concursos com liberdade e sabedoria, sem comprometer outros aspectos da sua vida?

Se você sente que está na hora de ter mais domínio da sua preparação para concursos e começar a fazer as coisas por você mesmo, pode ser que esbarre em alguns problemas.

Alguns deles são: não saber bem o que estudar, não conseguir avançar em tempo hábil, lidar com a vontade de procrastinar e falta de motivação, dificuldade de saber se o estudo está gerando resultados etc.

Sabemos o quanto todos esses problemas atrapalham a vida de quem deseja ir mais longe e conseguir aprovação. Se você quer ser independente, é preciso ter controle das situações e estar preparado para solucionar os problemas que surgem à medida em que você se prepara. Mas como?

Separamos neste artigo 10 dicas para você conseguir deixar de ser dependente e começar a ter total controle dos seus estudos até a sua aprovação. Vamos lá!

1. Esteja disposto a se desafiar

Quem está se preparando sozinho e sem ajuda externa, precisa entender uma coisa:

Você está fazendo algo diferente, um tipo de estudo com o potencial de mudar a sua vida para melhor.

É um estudo com objetivo diferente daquele que você enfrentou na época da escola, do vestibular, da faculdade ou até em alguma prova de específica.

Justamente por isso você tem que pausar por um momento e respirar fundo. Depois, abra a sua mente para o desafio que é seguir esse caminho. Não é um caminho fácil. Na maioria dos casos não é um caminho rápido também. Mas é o caminho que você escolheu para você. Então, abrace o desafio. Dê boas-vindas ao desafio.

2. Desenvolva um plano de ação

Se você quiser ser independente, é preciso desenvolver um plano de ação pessoal focado em deixar todos os aspectos do estudo claros para você.

É importante separar um tempo para se conectar ao tipo de preparação que você deseja. Assim, você saberá o que é o certo para você, de acordo com seu estilo de vida, de aprendizagem e seu tempo de dedicação.

Então, desenvolva um plano de ação que envolva, principalmente, sua meta principal. Sem um cargo como alvo, pode ser difícil focar. Então, se você já tem uma ideia, ótimo! Se você ainda não sabe por onde começar, separe um tempo para pesquisar sobre as funções e os órgãos e faça sua escolha.

Se você quer mais de uma carreira, escolha uma como principal e até outras duas ou três que não se desviam tanto da sua principal escolha. Você pode fazer outros concursos e até ser aprovado no meio do caminho em uma função que não era a sua principal. Por isso mesmo você precisa pensar:

É aqui que eu quero parar ou estou pronto para avançar mais rumo eu ao meu objetivo?

tenha um plano de ação

3. Organize a sua vida

Preparar-se para concursos é apenas uma fase. Se você está começando agora, pode olhar para a sua a vida agora e perceber que não tem tempo nenhum para se dedicar aos estudos.

É nesse momento que você precisa ser realista ao mesmo tempo que ousado e se perguntar:

O que eu posso parar ou modificar para que sobre tempo para os estudos?

É nessa hora que você precisa colocar todas as desculpas e medos de lado e ser forte. Encontre espaço na sua vida para os estudos. Talvez você vai precisar se privar de algumas coisas que estava acostumado a fazer e isso pode ser difícil.

Mas lembre-se: é uma fase por um objetivo maior e melhor! Vale a pena!

4. Invista

Por mais que você queira se preparar sem a ajuda de ninguém, a verdade é que você vai precisar de investimento. Não dá para estudar sem, pelo menos, bons materiais, certo?

É nesse momento que você deve pensar no dinheiro que você terá que utilizar para adquirir materiais como investimentos, e não meramente gastos. É importante considerar isso o quanto antes.

Você precisa de bons serviços e materiais que vão permitir que você adquira todo o conhecimento para ser aprovado.

Pesquise bem e não comece a estudar com a ideia de que você não vai precisar de investimento.

5. Comprometa-se com um tempo de dedicação

Uma coisa é certa: você precisa fazer dos seus estudos uma rotina. Estudar exige um certo tempo de dedicação. Aprender todo o conteúdo não vai acontecer da noite para o dia, certo?

Então, é necessário que você separe um tempo no seu dia para se dedicar. A melhor forma de avançar é estudar com foco total, nem que seja por por pouco tempo por vez.

Não fique triste se você não tem muito tempo para estudar. A verdade é que foco total por pouco tempo é melhor do que o dia inteiro lutando contra a procrastinação.

Já se você tem muito tempo para se dedicar, é preciso principalmente de organização clara do seu dia e de todas as coisas que você pode aprender dentro do seu tempo disponível.

não se deixe definir pelas dificuldades

6. Não se deixe definir pelas suas dificuldades 

Você tem matérias que acha mais fácil, matérias que acha mais difícil, matérias que você não gosta, matérias que você ama… Legal, bacana! Mas só porque você se sente assim neste momento, não quer dizer que você vai deixar essas coisas definirem o seu caminho.

É importante entrar nos estudos com a cabeça aberta para superar aquele medo que você pode ter tido de Redação ou Matemática na escola. Não deixe que frases como: eu não sou boa em Matemática ou eu não presto para entender Contabilidade tomem conta da sua rotina de estudos.

Não se defina. Você é capaz de aprender o que for necessário para a sua aprovação. Respire fundo e estude.

7. Planeje os seus estudos = tenha uma estratégia

Não adianta nada você separar um tempo para estudar, ter os materiais mais incríveis do mundo e a mentalidade aberta se você não tem uma estratégia de como estudar.

Muitos concursos exigem um número alto de conteúdos e têm pesos distintos para diferentes matérias. Outros gostam de pedir questões de lei seca, outros de doutrina. Alguns têm questões discursivas, outros só objetivas.

Tudo isso influencia o tipo de estudo que você vai ter e os tipos de questões que vai fazer. Por isso, é importante ter uma estratégia de estudos para manter um controle diário ou semanal e també do seu avanço. Estudos à esmo é um erro de muitos concurseiros, que os fazem perder tempo estudando qualquer coisa.

Quem estuda à esmo logo desiste porque não consegue ver resultado nos esforços.

Economize energia, seja um estrategista. Isso significa que você precisa planejar os seus estudos. Quanto mais cedo, melhor!

8. Entenda a vontade de procrastinar

Muita gente sofre com as distrações e a falta de concentração. Muita gente sofre com a procrastinação que fala mais alto sempre que está na hora dos estudos. É normal usar “escapes inofensivos”, como uma olhadela nas redes sociais, um videozinho motivacional ou uma ida até a geladeira para ver o que tem de bom.

Tudo isso são ações centradas no medo de enfrentar os estudos. A sua procrastinação e as suas distrações são uma válvula de escape porque estudar não é fácil. Tenha consciência disso e tenha um plano para enfrentar a procrastinação.

Você pode desenvolver uma rotina regrada, onde não há espaço para o uso de redes sociais ou para comer fora de hora. Ou você pode praticar meditação com consistência para treinar sua mente a ficar mais presente.

É importante entender as suas ações e se perguntar o que está prejudicando o seu avanço. E aí, pratique soluções até que elas se tornem uma rotina positiva na sua vida.

9. Separe um tempo para descanso, sono e lazer

Você pode optar pela forma como vai inserir os estudos na sua vida. Você pode optar por se aproximar dos estudos com seriedade e de maneira saudável, ou você pode jogar tudo para o alto (inclusive a sua saúde) para estudar 18 horas porque acredita que assim passará mais rápido… Ou você pode empurrar com a barriga e se enganar também.

Escolha ter seriedade e equilíbrio. O concurseiro que tem autonomia de verdade sabe da importância de balancear os aspectos da vida como exercícios físicos, lazer, descanso e tempo de sono com estudo. O concurseiro independente de verdade consegue encontrar tempo para si e para as pessoas que ama.

10. Não desista!

É muito fácil desistir… Se você realmente acredita no caminho que escolheu, desistir não pode ser uma opção. Tenha paciência e tenha em mente uma coisa: prática.

Da mesma forma que estudar para concursos significa fazer muitas questões e simulados, além da mera leitura, você precisa praticar as ações que você quer ver na sua vida. Comprometa-se com a sua decisão e vá em frente, sempre.

Ter autonomia como concurseiro significa ter controle da sua vida, tomar as rédeas do seu estudo. Significa também ter a mente aberta o suficiente para focar sempre nas soluções dos problemas e imprevistos que surgem no meio do caminho. Lembre-se sempre disso.

Para ter mais dicas como essa, inscreva-se no canal da UP no Youtube e tenha sempre a solução a poucos cliques! 😉

canal da up concurseiros no youtube

Compartilhar

Deixe uma resposta