revisar para concursos

O erro clássico que você comete ao revisar (e como revisar certo de uma vez por todas)

Já imaginou estudar uma vez e lembrar para sempre de todos os detalhes daquele estudo? Já imaginou passar o olho no livro e já ter todo o conhecimento na cabeça?

A verdade é que a maioria de nós não pode depender somente de uma simples leitura para assimilar, aprender e memorizar todo o conteúdo estudado. E tudo bem!

Você não precisa de super poderes para atingir seu objetivo de passar no concurso dos seus sonhos. Tudo o que você precisa é de uma boa combinação de estudo, revisão e questões de uma maneira consistente e inteligente.

Neste artigo, queremos falar especificamente sobre revisão, que é a atividade de rever o conteúdo que você já estudou. O problema da palavra “revisão” é justamente esse, a ideia de rever algo que você já sabe.

Descubra agora, em vídeo e em texto, o erro clássico que você pode estar comentendo ao revisar. Saiba o que você pode fazer para revisar com mais foco e parar de perder seu precioso tempo de estudo.


O erro clássico de quem revisa

Muitos concurseiros acreditam que a revisão significa literalmente estudar de novo, isto é, reler todo o conteúdo ou rever toda a videoaula, por exemplo.

E esse é um erro clássico que muitos cometem ao revisar: estudar de novo.

Quando você estuda de novo, o que acontece? Você perde tempo estudando algo que já sabe quando poderia usar todo esse tempo para avançar no conteúdo da matéria.

Quando você usa o mesmo método de estudo para revisar, você vai precisar da mesma quantidade de tempo que teve ao estudar.

E se você precisa da mesma quantidade de tempo, você não consegue fazer mais revisões em um dia. O resultado disso é que você vai ter várias revisões atrasadas que nunca conseguirá alcançar.

Mas se revisão não significa estudar de novo, o que significa então?

Revisão significa que você vai tirar um tempo menor do seu dia para refrescar a sua memória sobre assuntos que você já estudou.

Suas revisões têm que ser sustentáveis

Nós precisamos de revisão para consolidação de um aprendizado, por isso ela é tão importante. Revisar deve fazer parte da sua preparação de maneira consistente e planejada.

E para que isso ocorra, você precisa fazer com que suas revisões sejam sustentáveis. Isso significa que você deve revisar com uma metodologia diferente e mais rápida do que o seu estudo.

Se você demorou duas ou três horas para estudar aquele conteúdo, foque em fazer uma revisão de meia hora no máximo.

E como conseguir diminuir suas revisões? Preparando-se para elas quando estiver estudando.

Estude pensando na revisão

Quando você estiver estudando um conteúdo, já pense no que você pode fazer para facilitar a sua revisão futura.

Você pode fazer isso de diversas formas: construindo um resumo, desenvolvendo um mapa mental, grifando as partes mais importantes, tomando notas e etc. Tudo isso são formas de enfatizar as partes mais importantes e que precisam ser lembradas do estudo.

Quando você for, de fato, revisar, você não vai reler todo o texto ou ver toda a videoaula. Você vai simplesmente utilizar o resultado do seu estudo.

Você vai utilizar os resumos e mapas mentais, por exemplo, para se guiar. E caso você não se lembre de algum ponto, é aí que você volta e tira todas as suas dúvidas.

Diminua o tempo de cada revisão subsequente

É importante que ao revisar outras vezes o mesmo conteúdo, você consiga diminuir ainda mais seu tempo. Se você gastou 30 minutos para a primeira revisão, pense em diminuir ainda mais esse tempo para a segunda revisão e nas próximas, afinal, você já compreendeu o conteúdo.

Tudo o que você precisa é deixá-lo fresco na sua mente e fazer com que todas as revisões caibam no seu tempo delimitado para revisar.

E isso você consegue estudando bem pela primeira vez e criando um método de revisão que seja rápido e eficaz, focado nos pontos mais importantes do estudo.

Aprenda a fazer revisões eficientes e sustentáveis! Baixe o e-book Revisão Efetiva e conheça a estrutura das revisões como organizar a sua!

E-book Revisão Efetiva da UP Concurseiros

 

Compartilhar

Um comentário em “O erro clássico que você comete ao revisar (e como revisar certo de uma vez por todas)

Deixe uma resposta