motivação para estudar

Como ter 100% de motivação para estudar e aprender 2x mais rápido

Sentir-se desmotivado é um dos grandes problemas que muitas pessoas enfrentam ao decidir seguir no caminho dos concursos. Não é por menos, o caminho é longo, as necessidades e a pressão das outras pessoas tornam tudo mais difícil, as responsabilidades chamam.

Ter vontade de estudar, saber por onde começar e se manter estudando e aprendendo em alta velocidade parece até impossível.

Você deseja jogar tudo por alto e desistir de tudo. Você começa a duvidar da sua capacidade, especialmente quando demora horas para aprender aquele conteúdo chato que está descrito no edital.

Você não precisa mais se sentir desmotivado com os seus estudos. Na verdade, existe um princípio essencial da motivação, que se você ter em mente, poderá estudar mais rápido e mais motivado a a partir de agora.

Esse é o princípio da clareza, segundo o psicólogo Benjamin Hardy. Ter clareza sobre os seus objetivos e sua preparação fará com que você o alcance muito mais rápido.

Eu sei, você está se perguntando como desenvolver essa clareza e certeza sobre seus estudos se você é novato nisso tudo e se sente perdido. Bem, é tudo uma questão de refletir e decidir alguns pontos.

pexels-photo-314040

1. Decida onde você quer chegar

Antes de tudo, você precisa saber onde você quer chegar.

É nesse momento que você precisa decidir o cargo que deseja dentro do mundo dos concursos públicos. Quanto mais específico e claro você for, mais você conseguirá desenvolver uma clareza quanto aos seus objetivos.

2. Defina um tempo próximo para conseguir o que deseja

Você precisa aprender a fazer as coisas em menos tempo. Se colocar que quer passar no concurso somente daqui há três anos, diminua esse tempo.

Desenvolva as habilidades para passar nesse concurso em um ano, por exemplo. A sua linha de chegada precisa chegar rápido e ser difícil o suficiente. Não coloque metas “mamão com açúcar”. 😛  Acredite que você pode estar preparado em menos tempo!

3. Adquira ferramentas e um sistema de estudos que funciona para você

A vida do concurseiro é uma sequência de erros e acertos. Esteja sempre a par do seu estilo de estudos, dos livros e ferramentas. Se você está estudando de um jeito, mas não está dando certo, aprenda a modificar e ajustar para que você não faça errado por muito tempo.

Vamos falar mais embaixo sobre algumas dicas que você pode fazer para aumentar o seu aprendizado. Teste-as!

4. Busque apoio das pessoas que ama, amigos e professores

Você não precisa passar por isso sozinho. Ter uma rede de apoio é importante para a sua motivação e certeza do caminho que está tomando.

Busque amigos ou familiares para que você possa reportar seu progresso ou falar sobre as coisas que aprende.

Busque professores para que você possa tirar suas dúvidas, mesmo que seja online. Hoje em dia temos muitas formas de nos conectarmos com professores. Se você faz cursinho, melhor ainda.

Aproveite essa chance para se engajar naquilo que está aprendendo. Troque ideias com as pessoas.

hands-writing-diary-journal-159774

Como aprender 2x mais rápido

“A acumulação de informação não é aprendizado” – Benjamin Hardy

Faça uma reflexão sobre como você estuda. Se você está só lendo passivamente ou assitindo aulas e pronto, você pode estar acumulando informação para todo lado, mas você não está aprendendo de verdade.

Para aprender rápido, você precisa entrar de cabeça nas coisas em que está tentando aprender. Depois, você deve ser rápido para implementar as coisas que aprende.

Uma vez você está imerso no seu aprendizado, vai ficar muito mais fácil e rápido aprender. Existem alguns passos que você deve seguir para que essa imersão ocorra com mais rapidez. São elas:

a) Aprender e repetir

Especialmente no início de um novo aprendizado, você vai precisar separar um tempo maior com o processo de repetição do conteúdo em que está aprendendo.

Por isso, comece devagar, focando em aprender somente um pedaço pequeno do conteúdo e focando em repetir esse aprendizado. Justamente por isso, fazer revisões 24 horas ou uma semana depois de estudar pela primeira vez um assunto é tão essencial.

E se manter a par das revisões também é importante. É esse tipo de repetição que vai aumentar a velocidade do seu aprendizado.

Você também pode repetir incluindo diferentes modelos de estudo para o mesmo conteúdo, através do estudo ativo, que você pode entender melhor no vídeo abaixo.

b) Fazer questões cada vez mais difíceis

É essencial que você faça questões. Essa é uma das formas mais importantes de imersão nos seus estudos para concursos.

Mas não fique na sua zona de conforto, fazendo várias questões muito fáceis. Comece fácil e a medida que você for repetindo seu aprendizado, aumente a dificuldade das questões.

Pratique se testando a sempre saber mais e estar mais confortável com os exercícios considerados difíceis.

c) Separar um tempo máximo e curto

Quando tempos muito tempo para fazer as coisas, vamos inevitavelmente sermos mais lentos. Não cometa esse erro!

Faça em menos tempo! Aprenda a estudar em menos tempo e, principalmente, fazer sua bateria de questões e simulados em um tempo mais curto que o normal.

Ao ter um tempo curto para resolver as questões, você vai ser forçado a resolver as questões rápido. Inevitavelmente, você também será forçado a se concentrar e usar sua memória de trabalho, que no futuro será levada para a sua memória de longo prazo, onde o aprendizado fica mais tempo na sua memória!

d) Praticar com  distrações

Se você só consegue se concentrar nos estudos se estiver silêncio total, chegou a hora de se forçar a estudar com distrações porque será bom para a sua capacidade de se manter concentrado.

Tente fazer questões e simulado sem utilizar abafador de ouvido, por exemplo. Ou vá para a parte da biblioteca em que as pessoas podem falar e não utilize fone de ouvido. Propositalmente, tente praticar suas questões e estudo em meio às distrações.

e) Ter e cumprir metas diárias e semanais

Você quer estar preparado para o concurso x até o dia y. OK! Ter isso em mente é importante, mas se você quer aprender mais rápido, precisa ter objetivos menores dentro do seu objetivo maior.

É assim que você consegue renovar sua motivação ao longo do tempo e se manter sempre afiado com os estudos. E é por isso que ter um planejamento de estudos é parte essencial do seu sucesso.

O que você quer conquistar até o final da semana ou hoje? Tenha prioridades diárias e semanais para tirar da sua lista à medida em que for conquistando cada meta.

f) Monitorar seu progresso 

Quem não se monitora, não avança com rapidez e não se motiva. Você precisa se conhecer, monitorar suas ações e comportamentos, avaliá-los regularmente e reagir a eles, quando necessário.

Se você não fez o que tinha que fazer nesta semana, o que você vai fazer para modificar e melhorar isso? É esse tipo de monitoramento e reação que você precisa.

Além disso, é essencial que você reporte sua performance para alguém. Tenha um parceiro de estudos que você se compromete a reportar seu progresso, faça compromissos públicos nas redes sociais, tenha ferramentas para se manter sempre monitorando e reportando seu progresso.

Acredite em mim: isso é essencial para que você consiga o seu objetivo mais rápido e com mais motivação.

Ufa! Este artigo ficou longo mais tem MUITA informação aqui para você colocar em prática!

Não tem mais desculpa para você se sentir desmotivado. Vá aos poucos implementando essas ideias e comece a aprender mais rápido agora mesmo! 😉

Chamada para a Ação!

Agora, se você gostou dessas dicas e deseja se aprofundar neste assunto, no UP VIP, uma plataforma com conteúdo exclusivo, eu falo sobre motivação de curto prazo, de longo prazo e também o que você precisa fazer para conseguir cada uma delas.

passaporte-vip

Compartilhar

Deixe uma resposta