ajuda para estudar para concursos

4 sinais de que você precisa de ajuda para estudar para concursos

Estudar para concursos pode ser um processo bem solitário. Você precisa se dedicar aos estudos por um tempo consideravelmente longo e muito desse estudo será feito sozinho, em casa ou em uma biblioteca.

Nem sempre você conhecerá outras pessoas passando pela mesma situação ou terá pessoas por perto que compreendem os desafios dessa jornada. Justamente por essa falta de interação com outros, muitos concurseiros acabam se sentindo perdidos, sem saber como estão se saindo e o que podem fazer para evoluir.

Mas não precisa ser assim. Você tem a escolha de obter ajuda de pessoas, desde amigos, outros concurseiros, familiares e até consultores, professores e coachings, que vão permitir que você enxergue melhor a sua situação.

Se você acha que essa rede de apoio é desnecessária, entenda agora os 4 sinais de que você, de fato, precisa procurar ajuda para estudar para concursos com mais assertividade. Perceba se você já se sentiu assim:

1. Sensação de isolamento

O primeiro sinal de que você precisa de ajuda externa é a sensação de isolamento. Você acha que ninguém compreende a sua situação, e se sente sozinho e isolado na sua luta.

Sentir-se isolado é perigoso porque deixa você mais longe do seu objetivo de passar. Isso ocorre porque a sensação de isolamento cria um sentimento negativo, como falta de motivação e de energia para continuar. Quanto mais tempo você se sentir assim, mais você estará prejudicando os seus estudos.

2. Sensação de pouco progresso

O segundo sinal de que você precisa de ajuda é quando não consegue enxergar o seu progresso nos estudos. Se você estuda, estuda e estuda, passa horas com o livro aberto, mas não consegue ver evolução ou não consegue necessariamente acertar mais questões de prova, é normal que você fique ainda mais perdido e desmotivado.

Quem está nessa situação sabe que não está avançando, mas não consegue encontrar o problema. Uma rede de apoio é um olhar exterior que vai ser capaz de ver melhor onde está o problema nos seus estudos e propor uma solução.

3. Sensação de não conseguir mudar

O terceiro sinal é um dos piores para a sua motivação e progresso nos estudos! Quando você sabe qual é o problema que está impedindo que estude melhor, você pode até se comprometer a mudar, mas simplesmente não consegue.

Velhos hábitos podem estar atrapalhando que você gere uma mudança duradoura na sua vida. Não só isso, todos nós temos pensamentos limitantes, isto é, padrões de pensamentos que julgamos serem os certos e verdadeiros e que, muitas vezes, nos impedem de enxergar soluções mais assertivas para a nossa vida.

Quando não conseguimos mudar, mesmo sabendo que seria o certo, isso gera uma desmotivação gigantesca. Por exemplo, você sabe que procrastina usando as redes sociais. Toda vez que fala para si mesmo que não vai entrar nas redes sociais durante os estudos, você falha.

Essa sensação de não conseguir mudar é perigosa e significa que você precisa sim de ajuda externa para superar essa desafio.

4. Sensação de que todos estão estudando mais e melhor que você

Justamente porque estudar para concursos é um processo solitário, você pode ter a impressão que todos os outros concurseiros estão se dando melhor que você, que conseguem ser mais organizados, disciplinados, motivados e inteligentes. Todos menos você!

Essa sensação é um grande sinal de que você precisa de alguém e uma rede de apoio para lembrar que as outras pessoas também têm lutas e falhas como você. Ninguém é perfeito. Pode parecer assim pelas fotos e hashtags no Instagram, mas não significam a realidade pura das coisas.

Quando você se sente “menor” que os outros, é preciso um pouco de perspectiva.

Você deve estar se perguntando: por que eu não posso superar tudo isso sozinho?

A verdade é que você pode, sim. Todos os dias, tendo ciência desses sinais, você pode trabalhar para superá-los. Contudo, o seu padrão de pensamento está dentro daquelas crenças limitantes que falamos anteriormente, crenças que impedem que você veja a realidade de outra forma. Por isso é tão difícil enxergar esses sinais ou gerar mudanças duradouras na sua vida.

Quando você chama outras pessoas para a conversa, você “oxigena” sua mente e sua visão das coisas. E isso é essencial para o progresso nos estudos e essencial para desenvolver a motivação que você precisa!

Chamada para a Ação!

Conseguir ajuda não precisa ser difícil. Conecte-se com outros concurseiros sim pelas redes sociais, mas vá além e busque apoio focado em identificação e solução de problema. Conheça a Plataforma VIP da UP e aprenda as técnicas necessárias para evoluir de verdade nos estudos.

passaporte-vip

 

Compartilhar

2 comentários em “4 sinais de que você precisa de ajuda para estudar para concursos

Deixe uma resposta