questões de concursos públicos

Caça aos pontos: Como acertar mais questões de concursos públicos

Acertar mais questões de concursos públicos precisa ser o cerne da sua preparação. Quanto mais você acertar durante a sua preparação, mais confiante estará de que, na hora da prova, poderá também acertar o maior número de questões possíveis.

O problema é que acertar nem sempre é uma tarefa fácil. Quando você está se preparando, ainda tem muitos conteúdos que precisa estudar, outras que precisa rever, e muitos que, bem, você deveria ter acertado porque já estudou aquele conteúdo.

Se você está fazendo questões e simulados sem conseguir aumentar sua quantidade de acertos e está errando mais do que gostaria de admitir, este artigo é para você! Nele, você vai conhecer uma técnica que vai aumentar o seu número de acertos de uma vez por todas a cada semana.

Essa técnica é o que chamamos de Caça os Pontos!

Caçar os pontos significa identificar os motivos que estão levando você a errar questões de prova e caçar, literalmente, cada um desses pontos perdidos para acertar da próxima vez!

▶️ Veja o vídeo abaixo para entender este conceito:

 

Existem diversos motivos que levam você a perder pontos, são eles:

  1. Você não estudou a matéria ou o conteúdo específico
  2. Você estudou outros conteúdos que não caíram na prova ou questão
  3. Você estudou e não aprendeu de verdade a matéria
  4. Você não revisou bem o conteúdo depois de ter estudado
  5. Você sabe o conteúdo mas marcou errado por questões de nervosismo e ansiedade
  6. Falta de atenção fez você ler e interpretar erroneamente a questão
  7. Dificuldade específica em determinada matéria
  8. Estudou doutrina e caiu lei seca, ou vice-versa
  9. Estudou lei e caiu súmulas, ou vice-versa

Esses e diversos outros motivos podem fazer com que você não acerte questões e perca pontos que seriam importantes para a sua aprovação.

Cada ponto aqui e acolá que você não acertou por causa dessas razões impedem que você seja aprovado e tome a posse do cargo dos seus sonhos! Não é isso que você deseja, certo?

Para que isso não mais ocorra, você precisa entender uma coisa: a maioria dos seus erros estão ocorrendo por um motivo apenas. E é exatamente este motivo que você precisa identificar o mais rápido possível. Vamos falar mais sobre isso no tópico abaixo.

Grande parte dos seus erros tem uma razão semelhante

Quando você entende que razões semelhantes, isto é, um ou dois problemas e delibilidades, são responsáveis por comprometer grande parte dos seus erros em questões de concursos, você poderá trabalhar mais facilmente para encontrar a solução.

O Princípio de Pareto é uma teoria que pode explicar muito bem esse fenômeno. Esse princípio diz que 20% dos esforços são responsáveis por 80% dos resultados. Da mesma forma, poucos motivos são responsáveis por grande parte dos seus erros em questões.

Então, o seu exercício é refletir o que, na sua preparação para concursos, está levando você a errar questões.

Para isso, você precisa seguir um importante fluxo que vai colocar você em contato com seus erros. Abaixo, separamos um guia rápido e prático para você começar a utilizar quando for fazer caçar os pontos perdidos!

1. Verifique onde você está

A primeira coisa que você precisa fazer para começar a acertar mais é identificar onde você está em relação aos seus pontos de prova. E isso você vai conseguir nada mais nada menos do que praticando e monitorando suas questões e simulados.

2. Identifique seus erros

Depois de verificar seu estado atual, você precisa identificar e categorizar cada erro. Já falamos sobre esse importante passo neste artigo sobre questões erradas.

3. Crie um plano de ação para atuar em cima dos erros

Esse é o passo mais importante. Ao criar um plano de ação para cada erro que você identificou no passo anterior, você poderá trabalhar em cima da solução um passo de cada vez.

4. Reavalie para ver se houve melhoria

Sem avaliação, não há progresso. Se você não está acostumado a avaliar suas ações, mude agora. Depois de ter feito seu plano de ação acontecer, é preciso parar para refletir sobre os resultados deste esforço. Você está acertando mais questões? Você está errando menos pelos motivos que trabalhou no seu plano de ação?

5. Repita e entre em um espiral de progresso semanal

A ideia é repetir esse processo sempre para que você entre em uma espiral de progresso semanal! É essencial que você passe por todo esse processo um passo de cada vez e faça isso sempre.

Lembre-se de que a melhoria contínua precisa ser um princípio essencial na sua preparação para concursos.

“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”.

No UP VIP, preparamos um programa de desenvolvimento especial, chamado justamente de Caça aos Pontos. Nele, ensinamos você a desenvolver um plano de ação para cada erro que você identificar.

Para participar deste programa, basta se tornar um assinante da plataforma.

👉 Clique aqui, conheça mais sobre o UP VIP e pare de perder pontos!

caça aos pontos: questões de concursos públicos

Compartilhar

Deixe uma resposta