sono e preguiça de estudar

Combata o sono e a preguiça para estudar com força total com 5 passos!

Sono e preguiça atrapalham MUITO quando queremos nos manter concentrados e disciplinados em um desafio tão grande quanto estudar para concursos. Nós sabemos o quanto sentir preguiça e sono o tempo todo podem atrapalhar nossos objetivos.

É por isso que este artigo é tão importante. Nele, você vai descobrir os princípios essenciais para superar o sono e a preguiça de uma vez por todas. Ao superar o sono e a preguiça e dirigir sua energia para estudos focados, você vai conseguir evoluir de verdade na sua preparação para concursos.

Antes de começarmos, me prometa duas coisas: você vai lê-lo completamente e colocar em prática cada dica.

Isso será o primeiro passo para que o sono e a preguiça não mais atrapalhem a sua meta de ser aprovado e tomar posse de um cargo público. Vamos lá, então? 😉

Por que você tem sono e preguiça?

Sentir sono é normal. O que não é normal é você estar descansado, ter dormido a noite inteira e sentir sono somente quando se senta para estudar. Da mesma forma, você faz outras atividades normalmente mas quando se senta para estudar ou mesmo quando pensa que tem que estudar, bate aquela preguiça…

Ambos são sintomas de basicamente duas coisas:

  1. Você não gosta de estudar e, por isso, não quer estudar
  2. Você até gosta de estudar, mas está estudando de uma maneira desestimulante

É preciso refletir sobre isso e considerar se suas escolhas realmente refletem o que você deseja. Se você quer mesmo continuar se preparando para concursos, reflita se a carreira pelo qual está se preparando é realmente o que quer. Lembre-se de que você provavelmente continuará nessa carreira por muitos anos, se chegar a tomar posse.

Você precisa escolher uma carreira que realmente aprecia. Pense sobre isso antes mesmo de continuarmos.

Outro ponto que pode estar gerando o desgosto pelos estudos é a falta de sensação de progresso. Se você estuda, estuda e estuda mais um pouco mas não consegue ver que realmente aprendeu alguma coisa, é normal achar tudo isso chato.

No vídeo abaixo, o coach Ivan Bittencourt explica um pouco mais sobre tudo isso. Assista:

***

Mas por que você deve tentar acabar com o sono e a preguiça?

Existem basicamente três motivos principais para você querer superar a sensação de sono e preguiça das suas horas de estudo. São eles:

1. Você maximiza seu poder de aprendizado

Quando você estuda com suas plenas capacidades, você maxima a sua absorção e memorização de conteúdo. Esses são os fatores responsáveis por melhorar seus resultados nos estudos.

2. Você aproveita melhor o seu tempo

Quando você maxima seu aprendizado e para de arrastar a hora de estudos por causa do sono e da preguiça, você aumenta suas horas líquidas. Ou seja, você passa mais tempo estudando de fato e menos tempo enrolando.

3. Você para de se sentir mal consigo mesmo

Quando você supera a sensação de sono e preguiça dos seus estudos, uma coisa surpreendente acontece: confiança! Você se sente confiante de que consegue planejar e cumprir seus planos de estudo e que consegue evoluir com qualidade. Trabalhe para superar o sono e a preguiça e você estará em controle da sua rotina de uma vez por todas.

***

Agora que você sabe o quanto é importante finalmente se livrar do sono e da preguiça, chegou a hora de realizar alguns exercícios. Esses exercícios são reflexivos e práticos. Isso quer dizer que, para superar o sono e preguiça, você deve pensar sobre sua própria rotina e estabelecer ações direcionadas e práticas.

Pegue um papel e uma caneta ou abra um bloco de notas no seu celular ou computador. Você pode também comentar aqui. Não pule nenhum passo.

pexels-photo-271897

Passo 1. Durma e descanse

Sabemos que é óbvio, mas dormir é essencial. Você vai sentir sono se não dormir propriamente e isso é certo! Então, tire um tempo para criar uma rotina de sono e descanso. A maioria das pessoas precisa entre 7 e 8 horas de sono.

Então é importante que você estabeleça um horário para ir dormir. Se você quer acordar às 7 da manhã e precisa de 8 horas de sono, que horas você precisa estar dormindo? E a partir daí, que horas precisa se preparar para ir dormir, como tomar banho e escovar os dentes? Tudo isso precisa ser considerado na hora de definir sua rotina de sono.

Se você tem dificuldade para dormir, pelo menos uma duas horas antes de ir dormir, pare de mexer no celular, pare de assistir televisão ou ser estimulado por telas de maneira geral. A luz azul emitida por essas aparelhos são estimulantes e por isso atrapalham o seu sono.

Faça coisas mais relaxantes offline, como ler um livro, ouvir música ou escrever. Outra atividade que pode ajudar bastante é a meditação. Vá dormir uma hora ou meia hora antes do horário em que você quer, de fato, estar dormindo. Assim, você tem um tempo para cair no sono.

Passo 2. Liste os gatilhos do sono e da preguiça

Quando você tem sono e preguiça durante os estudos, você vai procrastinar. Vai deitar sobre os livros, vai ficar pensando sobre qualquer coisa, vai procurar algo para comer na geladeira ou pegar o celular para conversar com alguém no Whatsapp.

Mas qual é o momento que leva você a agir assim? Reflita sobre o que leva você a deixar de prestar atenção nos estudos e deixar o sono e a preguiça se desenvolverem.

Eis uns exemplos:

  • Sempre que o despertador toca, imediatamente coloco no soneca para dormir mais 5 minutos
  • Toda hora eu tenho vontade de levantar para pegar água e comida
  • Uso o celular e redes sociais nos intervalos e sempre passo mais tempo do que o esperado

Passo 3: Tenha uma ação prática para cada motivo da lista

Depois de fazer essa lista, você precisa colocar uma ação prática para cada motivo exposto. Por exemplo:

  • Quando o despertador tocar, ir na cozinha imeditamente para beber um copo de água ao invés de colocar na soneca
  • Estudar com barrinhas de cereal e uma garrafa grande de água em cima da mesa
  • Nos intervalos, levantar da cadeira e ir conversar com alguém da casa

Passo 4: Estude ativamente

Além de tudo isso, é importante que você varie o seu estudo. Se você só estuda lendo, é normal que ache chato depois de um tempo. Você pode desenvolver um cronograma de estudos que acolhe leitura de conteúdo, questões de prova, videoaulas, criação de mapas mentais, lei seca, revisões, resumos falados, leitura em voz alta e etc.

Descubra maneiras de fazer com que o seu estudo seja ativo e não passivo. Assim, você tem mais chance de estudar com maior interesse.

Passo 5: Faça pausas regulares

Quando você faz um intervalo durante seus estudos, você consegue recuperar a concentração e atenção que naturalmente vão se perdendo ao longo das horas de estudo.

Aprenda a fazer pausas de 5, 10 ou 15 minutos ao longo do dia, especialmente se você estuda longas horas. Não veja esse momento como “perda de tempo”. Na verdade, você estará ganhando em capacidade de absorção e atenção nos estudos. Então, vale a pena considerar isso também!

Chamada para a ação!

Sabemos que parece muita coisa para fazer. É por isso que, se você quiser evoluir, assista a aula Como Combater o Sono e Preguiça que preparamos no UP VIP, que é a plataforma de assinantes da UP. O coach Ivan Bittencourt criou uma aula completa e direcionada sobre este assunto. Você terá dicas focadas e práticas para ir além do blá blá blá.

Além disso, no UP VIP você participa de uma comunidade de concurseiros focada em desenvolver técnicas de estudo, motivação, organização, planejamento e disciplina, com materiais complementares, e-books, desafios e editais organizados exclusivos.

Para assinar, clique aqui.

como combater o sono e a preguiça

 

Compartilhar

Deixe uma resposta